Coisas a saber antes de fazer uma doação a instituições de caridade

Algumas dicas simples do que saber e como proceder para fazer doações a instituições de caridade.

Guilherme Kuceki

À medida que vivemos, alguns mais cedo outros mais tarde, vamos reconhecendo as coisas de valor da vida, as coisas que realmente importam. “Deve-se doar com a alma livre, simples, apenas por amor, espontaneamente!”, disse Martinho Lutero.

Se procurarmos fazer o bem sem medir esforços e sem esperar por recompensas, nosso caráter será mais bem moldado, e certamente nossas vidas se tornarão mais completas.

No caso de quem opta por fazer doações a instituições de caridade, é preciso se informar a respeito da instituição para ter certeza de que sua contribuição está sendo usada de maneira correta. Aqui estão algumas dicas do que saber antes de fazer suas doações:

1- Orçamento

Coloque o seu orçamento no papel, estude quais economias sua família pode fazer para ajudar com uma doação mesmo que pequena. De acordo com o site filantropia.org, os brasileiros gastam cerca de 20 Reais por ano com doações.

2- Informação

Peça ajuda de quem já costuma fazer doações, infelizmente existem pessoas de má fé que enganam aqueles que estão dispostos a doar dinheiro. Procure informações sobre a ONG, várias organizações oferecem cadastros de ONGs para consulta como o Instituto Brasileiro do Terceiro Setor (IBTS), a Associação Brasileira de ONGs (ABONG) e o Ministério da Justiça, que oferece em seu site pesquisa gratuita de entidades consideradas OSCIPs (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

Advertisement

3- Acompanhamento

É interessante que o doador acompanhe o trabalho da instituição, assim saberá quais são as necessidades reais dela. Além disso, procure estar por dentro da prestação de contas da entidade, tanto financeira como relacionada à sua atuação na sociedade e os resultados de suas intervenções.

4- Voluntariado

Se você não consegue fazer doações de dinheiro ou se já doa e quer fazer mais, procure ajudar com o seu tempo, as instituições geralmente aceitam e treinam voluntários.

5- Resultados

No site Filantropia.org tem outra dica importante: “Para qualquer doação ser eficaz, você precisa acompanhar os resultados. Para estar ligado, peça informes periódicos para a entidade. Dados como o número de pessoas beneficiadas pelo projeto, o que foi concluído e o que ainda falta. Dessa forma, você corre menos riscos de ver seu dinheiro aplicado em projetos ineficazes.” Segundo Voigt, “Se você faz uma doação para uma escola pobre, não quer ver seu dinheiro aplicado na reforma da sala do diretor, mas na compra de material didático para os alunos”.

As crianças que convivem com o exemplo de pais caridosos têm mais tendência a se tornarem adultos caridosos. Portanto, aproveite as dicas, faça seus orçamentos e decida hoje ajudar uma instituição. Mesmo sendo um clichê de instituições, realmente sua doação pode salvar vidas. 

Toma un momento para compartir ...

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.