11 exercícios que deixarão seu cérebro “em forma”

Entenda mais sobre como explorar as capacidades do cérebro por meio de exercícios.

Guilherme Kuceki

As pessoas em geral gostam de se sentir bem consigo mesmas, provavelmente a maioria delas tem pelo menos o desejo de se dedicar mais aos exercícios físicos regulares. Porém, não há outra maneira saudável de se obter os resultados dos exercícios regulares, a não ser com esforço e dedicação.

Quando falamos em exercitar-se, na maioria das vezes pensamos em músculos, calorias, força, dieta, etc. Porém, algo que merece nossa atenção, são os exercícios relacionados ao cérebro; afinal, assim como um músculo que é exercitado, o cérebro melhora suas capacidades e seu desempenho à medida que o usamos.

“Não existe um único exercício que baste para melhorar tudo. Dois princípios básicos de funcionamento do cérebro são que partes diferentes têm funções diferentes, e cada uma delas tem seu funcionamento aperfeiçoado conforme o uso”, explica a neurocientista Suzana Herculano-Houzel.

Algumas dicas de exercícios básicos são:

1- Problemas matemáticos.

Advertisement

2- Leitura.

3- Exercícios visuais (caça-palavras, tabela de letras, cruzadinha de números).

3- Jogos.

O que é Neuróbica?

O neurocientista norte-americano, Larry Katz, autor do livro Mantenha seu Cérebro Vivo, criou o que é chamado de “neuróbica”, ou seja, uma ginástica específica para o cérebro.

A neuróbica consiste na inversão da ordem de alguns movimentos comuns em nosso dia a dia, alterando nossa forma de percepção. O objetivo é executar de forma consciente as ações que levam a reações emocionais e cerebrais. São exercícios que vão desde ler ao contrário até conversar com alguém que você não conheça, mas que mexem com aspectos físicos, emocionais e mentais do nosso corpo. “São esses hábitos que ajudam a estimular a produção de nutrientes no cérebro desenvolvendo suas células e deixando-o mais saudável”, explica a psicóloga Mariuza Pregnolato.

Advertisement

Ao invés de passar muito tempo fazendo palavras cruzadas ou testes de inteligência, a proposta da neuróbica é mudar o comportamento rotineiro para “forçar” a memória. Por isso, é recomendável virar fotos de cabeça para baixo para concentrar a atenção ou usar um novo caminho para ir ao trabalho.

Exercícios da Neuróbica

“Os exercícios usam os cinco sentidos para estimular a tendência natural do cérebro de formar associações entre diferentes tipos de informações, assim, quando você veste uma roupa no escuro, coloca seus sentidos em sinal de alerta para a nova situação. Se a visão foi dificultada, e é isso que faz com que você sinta o efeito dos exercícios, outros sentidos serão aguçados como compensação”, explica Mariuza.

Algumas sugestões para você montar o seu próprio treino são:

1- Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro.

2-Troque o mouse do computador de lado.

Advertisement

3- Vista-se de olhos fechados.

4- Leia de cabeça para baixo.

5- Descubra que horas são olhando o relógio pelo reflexo do espelho.

6- Escreva ou escove os dentes utilizando a mão que não costuma usar.

7- Faça novos caminhos para casa ou para o trabalho.

Advertisement

8- Use o relógio de pulso no braço que não costuma usar.

9- Deguste um novo prato e tente descobrir quais são os ingredientes, depois pergunte para quem preparou se você está certo.

10- Procure resolver mais rapidamente quebra-cabeças ou o cubo mágico, por exemplo. Seu cérebro buscará estratégias para ganhar tempo.

11- Aprenda uma palavra nova todos os dias e tente introduzi-la adequadamente nas conversas que tiver.

Os pais podem usar os exercícios como brincadeiras para os filhos ajudando-os ao mesmo tempo a se desenvolverem melhor. 

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.