Como manter suas ideias seguras

Saiba mais sobre o que são patentes e direitos autorais, o que pode estar protegido pela lei.

Guilherme Kuceki

Eu tenho um amigo que tem ideias excelentes, ele comenta com quem confia e as guarda na expectativa de concretizá-las no momento certo. Porém, depois de algum tempo ficamos chocados quando alguém lança a ideia que ele havia nos contado.

Esse pode ser um problema em relação a ideias, tê-las, mas não concretizá-las. Muitas pessoas, por exemplo, certamente tiveram a mesma ideia dos irmãos Wright e Santos Dumont, voar! Já pensou se as ideias pudessem ser protegidas contra cópia, e alguém não muito disposto a concretizar a ideia de voar a tivesse registrado?

Segundo Thomas Edson, um dos maiores gênios criativos que o mundo já conheceu, “o trabalho criativo é constituído de 10% de inspiração e 90% de transpiração”.

Se você tem uma boa ideia, patente nela!

Portanto, se você tem uma boa ideia e acredita nela, desenvolva-a! Ela não vai se concretizar enquanto você apenas ficar sonhando com seus resultados. Uma ideia pode ser mais bem protegida quando já foi desenvolvida.

Se, por exemplo, você tem um projeto, mas falta dinheiro, ou se começou um negócio próprio e quer protege-lo, saiba o que pode ser patenteado e os materiais que recebem direitos autorais.

Advertisement

O que é patente?

De acordo com o site do governo, INPI, patente é um documento oficial que determina a propriedade de uma pessoa sobre o que tenha sido criado ou inventado, podendo ser um produto ou um processo, com possibilidade de industrialização.

A patente vai permitir que, por certo período de tempo, o seu proprietário seja o único a usar o que foi criado, ou inventado, e vai protegê-lo de possíveis imitadores ou copiadores.

O que pode ser patenteado?

Qualquer invenção, de produto ou de processo, em todos os setores tecnológicos, desde que seja nova, envolva um passo inventivo e seja de aplicação industrial.

O que são direitos autorais?

Direitos autorais são uma série de leis criadas para garantir a circulação e veiculação da produção cultural, seja ela por meio de livros, jornais, discos, fotos, filmes ou vídeos. São esses direitos que garantem a artistas e divulgadores instrumentos para recuperar o capital investido, além de assegurar o respeito à autoria das obras.

Agora, se você quer apresentar uma ideia, e tem medo que ela seja roubada por quem não havia pensado nela, você pode procurar ter provas de que já havia feito um projeto em cima da ideia (pode registrar no cartório, ou mandar pra si mesmo pelo correio e deixar o envelope lacrado) ou conseguir e-mails ou assinaturas de quem verá sua apresentação. Embora essas não sejam práticas totalmente seguras, se você tiver a ideia roubada pode recorrer à justiça tendo algumas provas. 

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.