7 formas de evitar a acne através de sua alimentação

Resolva o problema da acne, ou auxilie no tratamento recomendado pelo seu médico, por meio dessas dicas sobre a relação entre nutrição e a acne.

16,453 views   |   15 shares
  • Você se olha no espelho alguns minutos antes da festa e lá está ela, brilhando como um farol no meio do seu rosto: uma espinha. Nessa hora não tem jeito a não ser correr para sua maleta de maquiagens e tentar amenizar o desastre. Não seria bem melhor, entretanto, se ao invés de disfarçar, você conseguisse resolver o problema? E se você pudesse fazer isso de forma natural, por meio da alimentação, ao invés de usar os medicamentos caríssimos que estão no mercado? Melhor ainda, não é?! Bom, se é isso que você deseja, então fique atento as dicas deste artigo.

  • Nutrição anti-acne

  • Imagine que você tenha um problema leve de acne e um belo dia você acaba sendo colocado em frente à uma mesa cheia de alimentos diversos. À medida que citarmos os alimentos, tente adivinhar quais deles devem constar no seu prato, e quais você deve evitar.

    • Em uma tigela, no canto esquerdo, estão vários docinhos feitos com açúcar refinado: brigadeiros, beijinhos, etc.

    • Mais ao centro temos alguns aperitivos como queijo gordo em pedaços.

    • Próximo a eles está o arroz refinado (arroz branco) e o feijão; além de uma cesta cheia de pãezinhos (pão branco).

    • Mais ao centro de nossa mesa imaginária encontra-se um prato com filés de frango grelhados, com pouquíssima gordura, e uma tigela de ovos cozidos.

    • Entre as demais carnes encontramos hambúrgueres, peixe, e a boa e velha picanha.

    • Na seção de saladas, temos opções como cenoura, tomate, rúcula e espinafre.

    • E para bebidas, temos água de coco, suco de acerola e refrigerante.

  • Ufa!!! Agora sirva-se do que você quiser, e nós conversaremos então sobre as escolhas que você fez, e como elas afetarão sua pele.

  • Vamos começar pelo que você fez certo

    1. Se você optou por adicionar o frango e os ovos cozidos no seu prato, então, parabéns, você acaba de adicionar _cromo_ à sua dieta. O cromo tem a capacidade de fazer com que o carboidrato seja utilizado como fonte de energia, e não fique armazenado sob a forma de gordura (logo você entenderá porque isso é importante). Além disso, como bônus, o cromo tira de você aquela vontade louca de se empanturrar com docinhos, massas e outras guloseimas, o que significa que você pode esperar perder alguns centímetros de cintura logo, logo.

    2. Se você optou pelo feijão, parabéns! O feijão (assim como o ovo, cereais integrais, o gérmen de trigo, etc.) possui _zinco_, que é apontado em vários estudos como bom coadjuvante no tratamento da acne.

    3. Decidiu comer peixe, rúcula e espinafre? Excelente escolha. Os peixes, em especial os de águas profundas (salmão, atum, cavala, sardinha, bacalhau, etc.) são ricos em ômega 3 – que o seu organismo não produz sozinho. Ômega 3 é um ácido graxo essencial poli-insaturado, muito importante para o bom funcionamento do organismo. São as chamadas _gorduras boas_.

    4. A rúcula e o espinafre, assim como a semente de linhaça, castanhas e nozes e os óleos vegetais (azeite, canola, óleo de soja), tambem são excelente fontes de Ômega 3. Este, por sua vez, tem o poder de proteger seu corpo contra processos inflamatórios, dos quais a acne é um dos exemplos mais chatos. Assim, você pode pensar nele como uma prevenção para a acne.

    5. Cenoura (assim como o brócolis, abacate, o próprio espinafre e outros legumes verdes) são importantes por conterem vitamina A, que agem diminuindo a quantidade de células mortas da pele, reduzindo a formação da acne.

    6. E quanto a bebida, você optou pelo suco de acerola ou pela água de coco? Se a resposta for sim, para qualquer uma destas duas opções, então você mais uma vez merece nossos parabéns. Além de se tratar de uma bebida refrescante, a água de coco ainda é rica em potássio, cálcio e magnésio; minerais importantíssimos para o nosso corpo. O suco de acerola é riquissimo em vitamina C, que age fortalecendo a membrana da célula, e também hidrata e refresca.

    7. Mantenha-se também _hidratado_, aliás, é o segredo para uma pele saudável em muitos aspectos, e auxiliar na prevenção da acne com certeza é um deles.

  • Advertisement
  • Agora, vamos dar uma olhada no que você pode ter feito de errado

  • Sobre o consumos dos doces, refrigerantes, carnes e queijos, que compunham o restante de nossa mesa, é necessário esclarecer que existe ainda uma grande controvérsia entre os profissionais da área da saúde sobre a relação entre dieta e o agravamento do quadro da acne nos pacientes.

  • Embora muitos afirmem a existência de uma relação direta entre o consumo de certos tipos de alimentos (como carnes, derivados do leite, carboidratos - inclusive o chocolate, e alimentos gordurosos) e o surgimento da acne, ainda não existe um consenso a respeito disto; de forma que qualquer afirmação de nossa parte seria meramente especulativa.Na dúvida, entretanto, cabe perfeitamente a sabedoria da máxima que diz: “melhor prevenir do que remediar”.

  • Vale ressaltar, entretanto, que a visita a um dermatologista é indispensável para um tratamento eficaz da acne. Atualmente aacne tem cura. E não importa qual for o tratamento recomentado para o seu caso, o simples acolhimento dessa dicas nutricionais à sua dieta pode auxiliar na obtenção resultados mais rápidos e eficientes.

  • * Baseado em entrevista com a estudante de nutrição Mara F. Pinheiro.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Pedro Santos é estudante de direito pela Universidade P. Mackenzie e Practitioner em Programação Neurolinguística.

7 formas de evitar a acne através de sua alimentação

Resolva o problema da acne, ou auxilie no tratamento recomendado pelo seu médico, por meio dessas dicas sobre a relação entre nutrição e a acne.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr