Dinheiro extra: As vantagens de consolidar empréstimos quando possível

Em alguns casos é interessante consolidar empréstimos para ter uma única data de vencimento e somente uma parcela mensal, assim será possivel organizar melhor suas finanças. Veja as vantagens.

Moroni Ataide

Por algum motivo ou outro da vida pode ser que suas finanças tenham ficado desorganizadas e em decorrência disso você faça um empréstimo aqui, outro ali, fica devendo no cheque especial e quando se dá conta está com vários empréstimos e dívidas diferentes e o valor mensal que você está pagando excede em muito ao que havia planejado pagar. Para isso existe um tipo de empréstimo que serve para renegociação de outras dívidas. Os bancos oferecem nomes diferentes mas em resumo todos oferecem a renovação de empréstimos e em alguns casos é muito atrativo. Veja abaixo como funciona e o que levar em consideração para ver se é algo bom para você.

Como funciona?

Você pode por exemplo, juntar suas dívidas de cartão de crédito, empréstimos pessoais e cheque especial em um único contrato, tendo assim somente uma parcela mensal e com uma única data de vencimento. Assim você pode se preparar melhor para essa parcela.

Antes de contratar

Como todo contrato, esse também deve ser analisado muito bem antes de ser finalizado. Então leia todo o contrato com atenção, se for possível leve uma cópia para casa ou procure o contrato na internet, assim você poderá ler com mais calma e pensar a respeito. Se tiver dúvidas pergunte, não faça nenhuma contratação se tiver algo que não ficou claro ou que não concorde.

Leve em consideração os seguintes pontos:

1. Tempo

Veja quanto tempo ainda falta para você liquidar cada dívida e qual o prazo que essa nova negociação terá, veja se você não estará só prolongando uma dívida. Lembre-se que quanto menor o prazo que fizer menos pagará no final. E caso sobre algum dinheiro e você queira adiantar alguma parcela, o banco tem obrigação de diminuir o valor da parcela que você está adiantando, cobrando apenas o valor de juros proporcional ao tempo utilizado.

Advertisement

2. Taxa

A taxa de juros serve como referência para comparar diferentes ofertas. Compare com seus outros contratos a taxa de juros que está pagando mensalmente. Se a taxa oferecida for menor que a atual já é um indício que é um bom negócio, porém não deve ser levado como único fator determinante.

3. Valor

Em resumo o que importa é se pagará mais ou menos do que está pagando agora. É uma conta simples, basta somar todo o valor que você paga mensalmente de cada contrato, no caso de dívidas do cheque especial some o valor mensal que você paga de juros. Caso esteja pagando algum contrato após a data de vencimento inclua os juros acrescidos nessa conta, então você terá uma valor “x”. Depois disso veja qual será o valor que você pagará por mês, se for menor que “x” você conseguirá organizar melhor suas finanças. Se for um valor maior não é interessante porque você continuará com uma dívida e com um comprometimento maior da sua renda. Também é aconselhável que você multiplique o valor da parcela pelo número de meses do contrato, assim você saberá quanto está pagando no total.

4. Fluxo de pagamento

Veja se o valor de pagamento oferecido está dentro das suas possibilidades. Você não deve comprometer mais de 30% da sua renda, se você assumir um compromisso maior do que pode pagar só estará complicando ainda mais sua vida financeira. Então mesmo que seja por um período grande para ter uma parcela menor é importante não comprometer grande parte da sua renda, pois se atrasar os pagamentos os juros irão aumentar e isso se tornará em uma bola de neve.

5. Dia de pagamento

Escolha uma data que seja boa para os pagamentos, é aconselhável que esta data seja dois dias após o seu pagamento. Se a contagem para o seu pagamento é feito de acordo com os dias úteis tenha ciência de que o dia do seu pagamento varia, mas a data de pagamento é fixa. Fique atento também aos feriados de começo de mês, por exemplo em maio e novembro temos feriados nos dias 1 e 2 e isso pode atrasar mais o seu pagamento.

Toma un momento para compartir ...

Moroni Ataide

Moroni Ataide nasceu em São Paulo é Redator e Publicitário. Já trabalhou com revisão e edição de textos, monitoria de qualidade e com treinamenos de desenvolvimento pessoal.