Como dar fim à insegurança e baixa autoestima

Dicas de como viver bem de modo equilibrado, valorizando-se e levantando sua autoestima.

Fernanda Ferraz

Ter autoestima é uma necessidade para se viver bem, é acreditar em seu próprio potencial, é saber do seu valor, é ter consciência da sua importância. Algumas pessoas têm baixa autoestima e algumas vezes são muito inseguras. Isso ocorre por inúmeros motivos. Um dos motivos que pode ocasionar a baixa autoestima são os traumas de infância, adolescência ou os ocorridos na fase adulta, modificações físicas causadas pela gravidez, problemas físicos causados por doenças ou acidentes, estresse ou problemas psicológicos podem também ser a causa.

Mas nosso intuito é expor dicas para você exercitar sua autoestima e elevá-la ao ponto máximo.

Pense positivo, sinta positivo, fale positivo

. Erradique qualquer pensamento ou sentimento que seja negativo, não se torture com imagens erradas a seu próprio respeito, em vez de dizer: “Sou tão feia!”, diga: “Como sou bela, que olhos lindos eu tenho, meu cabelo está sedoso hoje!”

Enfrente seus medos

. Coloque todos os seus medos na ponta do lápis e avalie como pode vencê-los. Se quiser, converse com uma pessoa de confiança e peça seus conselhos, depois de identificá-los, comece a trabalhar neles.

Não se compare

. Esqueça como os outros são, ninguém é superior, cada um tem qualidades diferentes, não fique dizendo a si mesma, como fulana é magra e eu gorda, como beltrano é bem-sucedido e eu mal sucedida.

Advertisement

Observe suas qualidades

. Faça um questionário para si mesma, esqueça os seus próprios preconceitos, esvazie a mente, veja os dons que possui, do que gosta de fazer, cozinhar, escrever, costurar, decorar… E ponha todas as qualidades em um mural de fácil visibilidade.

Esqueça os críticos

. Afaste-se de pessoas que não percebem o seu valor e não têm respeito a você ou a seu estilo de vida, pessoas que só sabem criticar não ajudam em nada.

Trabalhe para melhorar

. Use suas imperfeições para serem trabalhadas, leia mais, escreva mais, exercite-se mais, faça um curso, especialize-se.

Mude a rotina

. Faça coisas novas, diferentes, participe de aulas de dança, faça um diário e conte todas as coisas boas que acontecem no seu dia, coloque também as experiências difíceis ou dolorosas e exponha soluções.

Comemore suas conquistas

. Comemore, faça uma festa, um jantar, reúna a família e os amigos e se presenteie comemorando mais uma vitória em sua vida.

Advertisement

Aceite elogios

. Pare de se negar, aceite elogios e os valorize.

Relaxe mais

. Pare de se cobrar tanto, não exagere na maquiagem com muita base, sombra, batom e sempre vestida como se fosse para uma festa só porque se sente segura e bonita. De vez em quando fique sem maquiagem, solte os cabelos e coloque uns brincos bonitos.

Não se culpe

. Não alimente erros do passado, liberte-se da culpa que só traz angústia e desprezo próprio.

Ame-se mais

. Acorde com um sorriso no rosto, já pela manhã e fale, várias vezes, para si mesma o quanto é importante e especial.

Comece de novo

. Se algo não deu certo no passado, não quer dizer que você tenha que ser infeliz por isso ou que não vai dar certo da próxima vez. Isso pode ser um novo relacionamento, uma nova gravidez, um novo emprego ou uma nova amizade.

Advertisement

Faça terapia

. Se essa insegurança e baixa autoestima for muito angustiante e você já tentou lidar com isso sozinha e não resolveu, procure ajuda com um psicólogo ou terapeuta. O SUS fornece psicólogos gratuitos, se não tiver condições de pagar por um.

Comece hoje a colocar as dicas que você pode em prática e busque as outras. Você se surpreenderá com sua força.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.