Qual é a importância da boa postura?

Saiba o que a postura reflete sobre a personalidade da pessoa e aprenda como tomar cuidados básicos para corrigir a má postura.

Guilherme Kuceki

A postura reflete a maneira que enfrentamos a gravidade e outros fatores físicos, porém, também reflete o estado emocional e até a personalidade da pessoa. Boa postura passa impressão de seriedade, confiança e autoestima, por outro lado, a má postura pode transmitir tristeza, baixa autoestima e indignidade.

Além dos fatores de aparência, a boa postura deve ser procurada com o fito de melhorar a saúde e a condição de vida.

Sentar-se de maneira correta pode parecer a princípio um pouco difícil e pode até levar você a crer que ter boa postura requer mais esforços por parte muscular, porém, esse pensamento é falso. Ao contrário do que parece, o que realmente força os músculos e causa mais cansaço é ter uma postura errada, pois quando você se curva acaba forçando mais alguns grupos musculares que outros e provavelmente se sentirá cansado no processo de buscar uma boa postura porque alguns músculos responsáveis por essa tarefa podem estar enfraquecidos enquanto outros que foram mais forçados estarão mais fortalecidos.

A alteração da postura correta pode causar implicações como hiperlordose lombar, e a cervical que é devido ao desgaste das vértebras, hipercifose que é conhecida como postura corcunda, e escoliose que é a curvatura lateral da coluna vertebral associada à rotação das vértebras com desvios bem tolerados e assintomáticos.

Para melhorar a postura você pode

  • Deitar-se de lado, mas sempre com uma almofada entre as pernas, para que não haja uma diferença na altura dos quadris, que levam consequentemente a uma alteração nas costas.

    Advertisement
  • Quando sentar-se em uma cadeira reta coloque uma toalha de tamanho médio enrolada no fundo das costas. Mantendo assim a curvatura fisiológica normal evitando ficar apoiado de maneira errada na cadeira.

  • Ao caminhar, mantenha um pouco para trás os ombros, mas sem exagerar, coloque a barriga para dentro e mantenha o queixo paralelo ao chão.

  • Praticar algum tipo de exercício físico com regularidade. Yoga é um dos exercícios, assim como natação, que são recomendados por fisioterapeutas para ajudar na correção da postura.

  • Uma boa dica para profissionais que trabalham em frente ao computador por várias horas é colocar um adesivo bem a vista com algum lembrete sobre a postura.

Verifique sua postura

A melhor maneira de verificar sua postura é receber uma avaliação postural completa de um fisioterapeuta. Eles têm as habilidades especiais para avaliar e tratar problemas de postura.

Advertisement

Além dos fatores físicos a postura pode ser tratada com autoconfiança e amor próprio em alguns casos.

Saiba mais em sites como: Boa Postura e Escola de Postura.

Toma un momento para compartir ...

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.