Como pagar a faculdade

Então você foi aprovado em uma faculdade particular, mas não sabe como custear seus estudos? O família.com.br te mostra as principais opções para que você alcance o seu sonhado diploma de ensino superior.

Pedro Santos

Então você foi aprovado em uma faculdade particular, mas não sabe como custear seus estudos? O família.com.br te mostra as principais opções para que você alcance o seu sonhado diploma de ensino superior sem acabar com um rombo no orçamento.

BOLSAS DE ESTUDO

1. Bolsas da Instituição educacional

Muitas universidades particulares possuem caráter filantrópico, sendo obrigadas a disponibilizar certa quantidade de bolsas de estudo para seus alunos (Mackenzie e PUC são exemplos desse tipo de instituição). Outras concedem bolsas como recompensa por bom desempenho, ou mesmo para estimular pesquisadores, atletas, etc. Vá até a secretaria da sua faculdade e pergunte por bolsas de estudo e subsunções que a instituição acaso possa oferecer.

2. Bolsa empresa

Muitas empresas auxiliam os funcionários da casa que desejam se especializar em seu ramo de atuação profissional. Converse com seu chefe a respeito da possibilidade da empresa custear parte de seus estudos. Esse auxílio se converte não apenas em benefícios fiscais para a empresa, como também permite que esta desfrute de funcionários mais capacitados, produtivos e leais.

3. Bolsas do governo

  • ProUni

O que é?

O ProUni (Programa Universidade para todos) foi criado pelo Ministério da Educação com a finalidade de oferecer bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas, para pessoas de baixa renda familiar.

Advertisement

Como funciona?

O ProUni disponibiliza bolsas de estudo (integrais ou parciais), para os indivíduos estudantes do ensino superior, que cumpram com alguns requisitos. Os principais são:

  • Ter cursado todo o ensino médio na rede pública de ensino, ou como bolsista na rede particular.

  • Não possuir diploma em curso de graduação.

  • Para obter uma bolsa integral (que custeie 100% da mensalidade do seu curso), é preciso que sua RENDA FAMILIAR não ultrapasse o valor de um salário mínimo e meio PARA CADA MEMBRO DA FAMILIA QUE MORE COM VOCÊ.

    Advertisement
  • Para obter uma bolsa parcial (que custeie 50% da sua mensalidade), a sua renda familiar per capta não deve ultrapassar o valor de três salários mínimos.

  • Ter prestado o último ENEM realizado pelo governo federal. A seleção será feita com base nos resultados obtidos nesta prova.

Se você cumpre com esses requisitos, esteja atento ao início das datas de inscrição, que poderão ser realizadas pelo site http://siteprouni.mec.gov.br/. O site também possui uma sessão de perguntas e respostas para ajudá-lo a sanar suas dúvidas.

4. Bolsas de outras instituições

Muitas ONG’s e organizações filantrópicas dedicam-se a prover auxílio para estudantes que desejam ingressar no curso superior. Exemplos dessas organizações são a “Educa Mais Brasil” e o “BRED”. Entretanto, vale ressaltar a importância de, antes de fechar qualquer contrato, manter-se atento à credibilidade da instituição, além das taxas que frequentemente são cobradas no processo.

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL

FIES

O que é?

Advertisement

O FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) é um programa de Financiamento criado pelo governo federal para estimular a formação de nível superior da população brasileira.

Como funciona?

O primeiro passo para obter o seu financiamento é estar regularmente matriculado em uma instituição não gratuita cadastrada ao programa, e que tenha recebido uma avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC (para descobrir se sua faculdade cumpre esses requisitos basta perguntar na secretaria da mesma, ou verificar se ela consta na listagem que você encontrará no site oficial do FIES). Depois disso, em qualquer época do ano, você pode dar início ao processo inscrevendo-se pelo site http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

O site é bastante autoexplicativo e já na página inicial você encontrará recursos para tirar todas as suas dúvidas e guiá-lo passo a passo no processo de contratação do financiamento.

Para saber se você se enquadra nos requisitos do FIES, clique aqui

Advertisement

Pagamentos e juros.

Em 2010 o FIES passou a funcionar em um novo formato. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano.

Os pagamentos do funcionamento passam por 3 diferentes fases: Durante toda a duração do seu curso tudo que você terá que pagar será uma taxa fixa de R$ 50,00 POR TRIMESTRE. Depois de encerrar seu curso você terá um período de 18 meses sem pagar nada (esta é a chamada fase de carência). Nessa fase, munido de seu diploma, você encontrará um bom trabalho para pagar o restante do valor que você financiou.

Terminada essa fase, o seu saldo devedor será dividido da seguinte forma: Você verifica o tempo de duração do seu curso (4 ou 5 anos, por exemplo) e depois multiplica esse tempo por três e soma mais um ano. Por exemplo, se seu curso durou 5 anos, então sua dívida será dividida em até 16 anos (5 anos X 3 = 15 anos; a este valor nós somamos mais 1 ano, chegando ao resultado de 16 anos).

Você pode fazer uma simulação do seu financiamento clicando aqui.

Advertisement

Conclusão

Embora existam ainda muitas outras opções para ajudá-lo a financiar seus estudos, essas sem dúvidas são algumas das que oferecem a melhor relação custo-benefício.

O familia.com.br cumprimenta-o pela decisão de buscar uma maior capacitação para o mercado de trabalho. De todos os investimentos possíveis, investir em seu desenvolvimento pessoal com certeza sempre será o mais recompensador. Parabéns!

Toma un momento para compartir ...

Pedro Santos

Pedro Santos é estudante de direito pela Universidade P. Mackenzie e Practitioner em Programação Neurolinguística.