10 formas de demonstrar amor e conquistar o cônjuge todos os dias

Quais atitudes devemos ter para melhorar o relacionamento no casamento.

Fernanda Ferraz

No início do namoro tudo é muito mais fácil, sem muitas preocupações e com uma perspectiva de vida bem imatura, o romance acontece. São feitos planos, compartilham-se os mesmos objetivos, interesses, e começam a ser feitos os preparativos do casamento, ainda que simples, mas ansiosamente os noivos se preparam para o grande dia, onde enfim poderão unir-se em matrimônio e construir um laço familiar.

Os anos passam-se rapidamente, a família cresce e as demonstrações de carinho tornam-se ainda mais necessárias.

É verdade que as cobranças profissionais exigem bastante tempo, responsabilidades, metas, contas a pagar, filhos, educação, torna-se ponto em comum. No entanto, essas obrigações que não podem ser evitadas, não podem tornar-se um obstáculo intransponível na vida do casal, nem pode ser somente o que os une. Esses desafios surgem e à medida do tempo exigirá paciência, determinação, e empenho conjunto, somando assim, forças. O cuidado que marido e mulher devem ter é de que o trabalho e as cobranças do dia a dia não tomem mais espaço do que um na vida do outro.

Fica evidente com o passar dos anos que essas responsabilidades preenchem grande parte do dia do casal, mas ambos não devem viver sob essa pressão, esquecendo que pode contar com o apoio e carinho do outro. Existem algumas formas de melhorar e enriquecer o casamento, com atitudes positivas.

Então, o que deve ser feito?

Advertisement

1- Interessar-se

Interessar-se pelo dia do outro. É importante demonstrar para o cônjuge o desejo de saber quais foram suas atividades naquele dia, os compromissos, as tarefas, como está o relacionamento no trabalho. Isso não deve soar num tom de desconfiança ou vigilância, e sim um ato de querer bem, de saber como foi sua rotina, o que fez, o que aprendeu, o que ensinou, pois sempre estamos fazendo esse tipo de coisa, aprendendo e ensinando.

2- Diálogo

Quando surgirem desentendimentos de uma das partes, a outra não deve alimentar, pondo lenha na fogueira, o melhor é que seja abrandado o tom da voz e também as formas de expressões corporais. Sabemos que ao fim do dia, muitas vezes, o stress fica a nível acelerado, e explodir é fácil demais, principalmente com quem se convive. Porém, é preciso autocontrole, pois em vez de encontrar conforto e descanso no lar, é encontrado um ambiente de pressão e decepção, e isso não é legal nem saudável para ninguém, o lar deve ser um local de repouso e de paz, e é necessário que todos da família se esforcem para que isto aconteça.

3- Saber ouvir

Saber escutar é essencial, a comunicação é super importante, mas quem não gosta de ser ouvido, de receber atenção, de ser notado? Isso fortalece a compreensão, além de dar pontos de vista diferentes nas oportunidades que surgem, fazendo com que a mente veja de uma forma diferente da pensada, ampliando o leque de ideias sobre determinadas áreas.

4- Dar carinho

Afeto é bom demais, não há como negar. Sentir carinho faz-nos sentir amados e cuidados. É um presente simples, gratuito, mas de valor inestimável, pois deixa uma sensação de alegria e prazer em desfrutar da companhia do parceiro. Passar as mãos nos cabelos, abraçar, permanecer juntinhos no sofá, assistindo um bom filme, momentos assim, tornam-se únicos. Devemos tratar o outro como gostaria que fôssemos tratados.

5- Pequenas surpresas

O que pode tornar um dia comum em um dia especial são as pequenas e inesperadas surpresas. Imagine chegar em casa depois de um dia cansativo e encontrar um objeto embrulhado num papel colorido e você nem sequer chegou a cogitar que naquele dia tão comum e casual receberia um presente! Ao fixar os olhos, você pergunta: “O que é isso?” E seu amor responde: “Pensei em você e decidi lhe presentear”. Que surpresa mais agradável! Então você desembrulha e percebe um cartãozinho meigo e com palavras carinhosas: “Sei que seus dias não têm sido fáceis, mas quero que saiba que sempre estarei aqui, para lhe apoiar e ajudar. Com amor”. Qualquer coração se derrete, então você percebe que pequenas atitudes aproximam e fortalece o casamento. Tantas coisas podem ser dadas como pequenas surpresas, não é necessário festa para isso, uma caixa de bombom, uma rosa, um perfume, uma gravata, uma camisa, isso demonstra que você se importa, além de deixar o outro feliz.

Advertisement

6- Quebrar a rotina

Passear, caminhar juntos de mãos dadas, sair para uma refeição, um piquenique, há lugares bons e baratos para passar bons momentos juntos. Aproveite essas ocasiões para relembrar o dia em que se conheceram, como começou o namoro, onde foi feito o pedido de casamento, quando souberam que iam ser pais. Refaçam e dividam os momentos de felicidade.

7- Brincar

Há quem pense que as brincadeiras são só para as crianças, mas engana-se. É possível ser adulto, maduro e também brincar com o parceiro, além de exercitar-se, vai rir, pular, competir saudavelmente, suar e também demonstrar ao outro a satisfação de estar ao lado.

8- Qualidades

Fazer uma lista com as qualidades do outro, ambos devem fazer colocando as qualidades encontradas, isso faz com que seja visto o que agrada mais no cônjuge, desenvolvendo mais confiança e respeito e melhorando as imperfeições. O outro sempre nota com mais facilidade em que precisamos melhorar, essa atividade faz com que marido e mulher reflitam e há crescimento no relacionamento.

9- Amar

Saber dizer “eu te amo” é imprescindível. Não basta sentir, é preciso demonstrar com palavras e ações. É tão lindo e gostoso ouvir: “Amor, bom dia, eu te amo!” Se você sabe dar e dizer bom dia aos outros, deve dizer também com quem acorda todos os dias ao lado. A prática aperfeiçoa os seres humanos, todos os dias temos de fazer mais pelo outro, pois a felicidade que proporciona, retorna da mesma fonte para você.

10- Ajudar

A ajuda é sempre bem-vinda. Que tal ajudar seu marido a lavar o carro junto a ele? Aproveita e faz uma festa depois distribuindo água para todo lado! Ajudar na cozinha também é excelente, a esposa prepara o jantar e o esposo recolhe os pratos ou os lava, ou dá banho nas crianças. Ainda que seja difícil fazer algumas tarefas, o casal deve ser recíproco em amor, respeito e ajuda. O sacrifício faz com que o outro perceba o valor, e ainda que o companheiro esteja muito cansado, por amor e zelo, você pode ir lá e ajudar. No final das contas dá para perceber o esforço do outro para fazer e dar o melhor, construindo assim dias mais agradáveis, fazendo valer a pena caminhar de mãos dadas no percurso chamado vida.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.