10 maneiras de relaxar a mente

Pare um pouco! Sobrecarregar a mente causa males ? saúde e desequilíbrios emocionais. Veja 10 dicas valiosas para relaxar a mente e ter mais tranquilidade.

Lidiane Franqui

O dia a dia tem sido cada vez mais estressante. Isso porque as pessoas correm o tempo todo e a pressa tem sido motivo de muito desgaste, tanto físico, como mental. É necessário ficar atento e avaliar de que forma essa pressa está prejudicando a qualidade de vida e as relações sociais e familiares. Segundo pesquisa realizada pela PUC – Campinas, esse comportamento é característica de uma síndrome denominada como “síndrome da pressa”, que pode levar a doenças e também a problemas cardíacos. Segundo o estudo, 65% da população já apresenta um comportamento que pode desencadear a doença. Informa ainda que a incidência entre os executivos é ainda maior, chegando a 95%.

Sendo assim, fica o alerta: será que sacrificar a saúde para fazer várias coisas ao mesmo tempo vale a pena? O ritmo da vida moderna tem levado homens e mulheres a desenvolver várias atividades, fazendo com que essas pessoas estejam sempre com pressa. Elas comem rápido, têm dificuldades para dormir, apresentam dificuldades nos relacionamentos sociais e afetivos e, como mostra a pesquisa, até podem desenvolver doenças como a síndrome da pressa.

Diante desta realidade, torna-se necessário uma mudança de hábitos e também de valores. O excessivo valor que se dá às coisas materiais pode ser um dos causadores desta tendência mundial. É necessário compreender que dependemos de saúde física e mental para desenvolver bem outras atividades e estar com a mente relaxada é imprescindível para uma vida mais harmoniosa. Sendo assim, selecionamos 10 dicas para relaxar a mente e, assim, ter mais saúde:

1. Medite

Não é necessário fazer cursos e aprender a meditar como um especialista. Mas parar um pouco é preciso. Tire um tempo para ficar sem fazer nada. Tire alguns minutos e respire com calma, faça exercícios relaxantes ou simplesmente fique apenas deitado, sem pensar em problemas e no que vai fazer no minuto seguinte. Se preferir, procure por lugares mais tranquilos como bosques, igrejas ou até mesmo seu quarto. A ideia é esvaziar por alguns momentos a mente para que ela tenha um descanço.

2. Leia um bom livro

A leitura desperta a atenção, mas sem gerar cansaço mental. Isso porque ela ativa o prazer e proporciona uma sensação de bem-estar. Portanto, estipule um horário para se dedicar a uma leitura. Sua mente agradece e o corpo também.

Advertisement

3. Dedique-se a um hobby

Fazer algo com prazer é um antídoto para o estresse. Para relaxar a mente e fugir da pressa diária, dedique-se a um hobby pelo menos duas vezes por semana. Pode ser um jogo, uma coleção, um esporte. A escolha fica por sua conta. O importante é se desligar um pouco dos problemas e dedicar sua atenção a algo que cause bem-estar.

4. Faça atividade física

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prática de uma atividade física pode trazer grandes benefícios à saúde. E um deles é a manutenção da saúde mental e psicológica de quem a pratica.

5. Saia com os amigos

A descontração proporcionada por um programa com os amigos ajuda a relaxar a mente e proporciona prazer. Tire momentos para passeios, visitas e atividades sociais.

6. Faça o bem

Fazer o bem proporciona uma sensação maravilhosa de pertencimento. Segundo a psicóloga Olga Inês Tessario ser humano é um ser social, gosta de viver em grupos e sente prazer quando, de alguma forma, colabora para o bem-estar do outro.”

7. Evite pensamentos negativos

Fuja dos pensamentos negativos e dê ênfase a conversas, pessoas e atividades que elevem o astral e proporcione bem-estar. O pessimismo cansa a mente a há estudos que comprovam a ação dele na causa de várias doenças.

Advertisement

8. Alimente-se do que é bom

Essa dica se estende tanto ao que se pode comer (alimentação), como à vida em geral. Alimente-se de alegria, de boas companhias, de sonhos. Mantenha a mente em sintonia com a fé, com a esperança e assim estará não apenas relaxando a mente e o corpo, mas construindo uma vida mais harmoniosa.

9. Não guarde mágoas

Sabe-se que alimentar a raiva é prejudicial à saúde. Todos sabem que o fator emocional influencia à saúde do corpo e da mente e a mágoa, quando alimentada, causa cansaço físico e mental. Portanto, uma forma de buscar um relaxamento mental é eliminar as mágoas e exercitar o perdão. Experimente sorrir e desculpar.

10. Faça pequenas pausas entre as atividades

Quando o corpo estiver correndo muito, pare um pouco. Na hora da refeição, coma com tranquilidade. Ao resolver questões difíceis no trabalho, não ceda ao desespero. Pense antes de falar quando a paciência estiver escassa. É sempre bom esperar um pouco mais. Como já diziam, a pressa é inimiga da perfeição.

Toma un momento para compartir ...

Lidiane Franqui

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.