Como selecionar um bom filme para um encontro romântico

Aprenda como selecionar o filme certo para aproveitar a noite com aquela pessoa especial.

Pedro Santos

Um pacote de pipoca, um bom filme e o abraço caloroso daquela pessoinha especial. Poucos tipos de encontros oferecem uma relação custo-benefício tão boa quanto esse.

Orson Welles, cineasta e produtor estadunidense, costumava dizer que “O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho.”

Na frente de uma televisão ou da tela de um cinema, podemos percorrer o mundo, ou vários mundos; podemos rir, nos emocionar ou mesmo nos perder em nossos sentimentos.

Esse é o poder do cinema, um bom filme é capaz de rasgar o manto da realidade, desnudar novos horizontes (reais ou imaginários), e pode até mesmo influenciar seus sentimentos e pensamentos mais profundos.

Neste artigo examinaremos formas de tirar proveito desse poder que o cinema possui escolhendo o melhor filme para seu próximo encontro romântico.

Advertisement

1 – Escolha o filme certo para a situação

Ir ao cinema nos primeiros encontros pode não ser a melhor das ideias (já que não é um bom local para que você e sua acompanhante conversem e se conheçam); entretanto, se vocês optarem por isso, então aqui fica a dica: se possível, leve-a para ver um filme de terror. A primeira vista este pode parecer um conselho estranho, mas pesquisadores comprovaram que o medo tem o poder de estimular a produção de feniletilamina em nosso corpo; essa substância – mais conhecida como FEL – por acaso é uma das grandes responsáveis por aquelas sensações gostosas que você tem quando começa a se apaixonar por alguém. Em termos práticos, isso quer dizer que o Freddy Krueger efetivamente já formou mais casais dentro dos cinemas do que os fatiou nas telinhas.

Já no caso de casais com mais tempo de relacionamento, a sugestão é optar por filmes ao estilo comédia romântica, ou mesmo pelo bom e velho romance. A maioria desses filmes gira em torno de dramas e complicações amorosas e, caso você ainda não saiba, isso é algo importante para a maioria das mulheres, que temem que o relacionamento caia na monotonia.

2 – Baseie sua escolha em resultados

Um dos efeitos mais encantadores do cinema é o poder que ele tem de influenciar emoções. Você talvez já tenha passado pela experiência de assistir a um bom filme de comédia quando estava chateado ou preocupado com algo. O resultado previsível deve ter sido que, ao final do filme, você já se sentia relaxado e tranquilo apesar dos problemas. Bastaram algumas risadas para alterar a química do seu corpo, e seus sentimentos.

Agora vamos analisar a melhor maneira de se beneficiar disso durante um encontro com sua namorada:

Da próxima vez que você convidá-la para assistir um filme, pense em que sentimento/emoção você quer despertar nela durante o encontro, e então escolha um filme que possa inspirar esse sentimento.

Advertisement

A seguinte lista pode servir de referência para você:

  • Comédia. Ideal quando as coisas andam tensas entre vocês, ou quando você deseja um clima mais descontraído para a sua noite.

  • Romance. Aumenta a conexão entre o casal, inspira sentimentos de afeto.

  • Comédia romântica. Quando bem escolhida (existem muitas de péssima qualidade), ela tem o poder de misturar os benefícios de ambas as categorias acima.

  • Terror. Os efeitos desse gênero foram citados anteriormente.

    Advertisement
  • Aventura.Torna as pessoas mais propícias a aceitarem correr riscos.

Estude os filmes que estejam à sua disposição para escolher os que melhor funcionem para o casal. Lembre-se de ter sempre à mão pelo menos 3 opções, para o caso de sua companhia já ter assistido as outras duas.

3 – Preocupe-se com os interesses dela

Em um encontro, é muito bom que o homem tome a iniciativa, mas é ainda melhor quando as decisões são compatíveis com a vontade da sua acompanhante. Não importa quantos carros explodam no novo filme do Bruce Willis, se sua namorada não gosta do gênero ação, então essa opção deve ser uma carta fora do seu baralho. Lembre-se que deixá-la feliz sempre acaba sendo a escolha mais recompensadora a longo prazo (sem falar que é a mais segura!).

Se você está iniciando um relacionamento e ainda não conhece bem o gosto de sua paquera para filmes, então aqui vai mais uma dica de ouro: No caminho para o cinema (ou antes, se possível), pergunte a sua acompanhante quais são os filmes favoritos dela. Com base nessa resposta (e no seu conhecimento prévio sobre os filmes em cartaz), você poderá tomar a decisão que mais a agrade.

4 – Esteja atento aos padrões morais de sua companhia, e nunca rebaixe os seus

Essa dica é tão importante que deveria ocupar a primeira posição. Quando escolher um filme, assegure-se de que ele é moralmente aceitável para sua acompanhante. Para a maioria das mulheres que seguem firmemente uma religião, a escolha de um filme que apresente cenas de cunho sexual (explícitas ou não) pode te fazer perder muitos pontos com ela. Da mesma forma, jamais diminua seus princípios, mesmo que sua companhia insista. As mulheres em geral respeitam homens que sabem se impor para defender o que acreditam.

Advertisement

Se você não conhece o enredo de um filme e está em dúvidas se ele é ou não aceitável, uma boa ideia é verificar os dados contidos no cartaz, ou na capa do filme. Entre esses dados você encontrará o gênero, a duração do filme e sua classificação indicativa (censura). Esse último dado indica para qual idade o filme é recomendado. Se você é religioso, sempre procure por filmes com classificação livre ou para maiores de 12 anos. Em geral, próximo à classificação indicativa você encontrará os motivos da censura para aquele filme (podem ser a presença de cenas que contenham violência, nudez, palavrões, etc.). Utilize essas indicações para fazer sua escolha.

Tenha uma noite cheia de diversão, e não esqueça da pipoca!

Toma un momento para compartir ...

Pedro Santos

Pedro Santos é estudante de direito pela Universidade P. Mackenzie e Practitioner em Programação Neurolinguística.