Como posso consertar meu crédito

Nome incluso no SPC e SERASA tiram o sono de muita gente. Apesar de ser um grande incômodo, não há por que ter olheiras por conta disso. Veja a solução.

Antonio Alexandre Silva Neto

Certa vez, passeando pelo calçadão de Ipanema (RJ) com uma amiga, ela mencionou que viajaria em breve para a Alemanha com sua filha, que na época era aspirante à bailarina profissional. Perguntei-lhe como ela custeava estas despesas e então ela veio com uma pérola: _“O importante não é ter dinheiro, é ter crédito!”_

O que ela quis dizer com isso era que, tendo direito ao crédito, tudo o que ela tinha que fazer era honrá-lo com seus rendimentos posteriores. E ela financiava essas despesas com cartão de crédito. De fato, ter crédito é bom, desde que tenhamos como honrá-lo.

Os 3 C’s do crédito

1. A análise de crédito passa pelo crivo dos

C’s do crédito e o primeiro “C” da lista é “Caráter”, que na prática quer dizer, _intenção de pagar._

Se você acessou este artigo, já é um indicativo de passar pelo crivo do primeiro “C”, pois afinal quer consertar seu direito ao crédito, ou seja, quer e tem o desejo de honrar seus compromissos.

Um parêntese aqui se faz necessário.

Advertisement

Um crédito “quebrado” significa débitos em atrasos e/ou não quitados em datas limites estipuladas pelo credor. Significa nome incluso nos órgãos de proteção ao crédito: SPC, SERASA.

Sem entrar em detalhes dos motivos pelos quais não se honrou tais débitos, consertar o crédito significa a retirada do nome incluso no cadastro de inadimplentes desses órgãos.

2. O próximo “C” tradicional do Crédito é

“Capacidade”

, que significa a habilidade em pagar.

É neste ponto que começa o conserto do seu crédito, uma vez que já tem o desejo de fazê-lo. Em termos práticos, faz-se uma análise orçamentária, focando nos rendimentos da família e nas despesas essenciais.

Os rendimentos menos as despesas essenciais devem resultar em um saldo capaz de honrar parcelas negociadas com o credor ou os credores. Uma vez que quitada a primeira parcela, negociada e documentada, o nome do devedor será retirado do cadastro dos órgãos citados.

Advertisement

3. Outro importante “C” do Crédito é o

“Colateral”

que se relaciona com seus bens patrimoniais. Se sua dívida for alta demais que não seja possível quitá-la por meio de seus rendimentos, então, uma alternativa pode ser negociar algum bem patrimonial, cujo valor seja capaz de quitar a dívida ou várias. Essa opção é viável para quem possua mais de um bem imóvel ou móvel ou máquinas e equipamentos, cujo valor de venda seja significativo.

Em resumo, consertar o crédito, começa com o desejo de pagar os débitos, verificar sua capacidade de fazê-lo e como o fará até a quitação total das parcelas _negociadas_ ou valor total dos mesmos.

Lembre-se, negocie seus débitos com seus credores. Se necessário procure um Tribunal de Pequenas Causas.

Eu concordo com minha amiga que o importante é ter crédito, pois sem restrições podemos negociar e fazer contratos, sem ter aquela sensação de culpa por perder um bom negócio, não poder alugar um imóvel, não poder alugar um carro, ou fazer qualquer transação que exija um CPF livre de restrições.

Ah! Um aviso importante:

Advertisement

Não caia na armadilha de limpar seu nome por apenas R$ 99,00 sem burocracia. Isso é fraude. Não se honra crédito sem quitar débitos.

Como você é uma pessoa honrada, não vai querer fazer isso, não é?

Toma un momento para compartir ...

Antonio Alexandre Silva Neto

Antônio Alexandre é Tecnólogo em Gestão Empresarial e trabalha como Diretor Administrativo na Weyes Technology Solutions, empresa de inovações em Tecnologia da Informação. Autor do livro "Salário e Prosperidade", é casado, pai de cinco filhos com um neto (ou neta) a caminho. Gosta do mar, nadar e passear de bicicleta na praia, além de ler e escrever.