Como transformar um dia comum em um dia extraordinário

Podemos transformar nossos dias simples em dias especiais e extraordinários, com pequenas atividades que proporcionam bem-estar e prazer, desfrutando com todos os que amamos.

Fernanda Ferraz

Ano acaba, ano novo entra, e parece que nesse meio-tempo da partida de um ano para a chegada de outro, sentimos um leve ou forte desejo de mudanças, de que podemos e iremos fazer coisas novas, viver momentos especiais, desenvolver novas atividades, reacender antigos sonhos, postos de lado ou guardado dentro daquela caixinha, e pôr em prática.

Temos de desenvolver atitudes e hábitos que tornem nossa vida melhor e mais prazerosa, queremos algo que nos impulsione como pessoa, como família e como profissional; que nos motive, que nos dê alegria na jornada da vida, que tenhamos meios, objetivos e caminhos que possamos realizar. Atos que nos preencha com uma sensação de satisfação, de querer mais, de ter bem feito, que nos leve às alturas de tanta felicidade. Queremos qualidade de vida, de pensamentos, ideias e ações.

Os melhores resultados vêm do empenho de executar pequenas tarefas, de realizar novas características e dons, fazendo uma quebra de rotina, mudando o percurso para que a jornada seja mais bela e agradável, temos que visualizar os novos horizontes e projetos que a vida tem proporcionado.

Sugerimos algumas atitudes e hábitos para que você consiga transformar dias simples, agitados e desestimulantes, em dias especiais e extraordinários:

1- Acordar e ouvir boa música

Evitem ser acordados por aquele despertador barulhento e irritante. Sons graves e agudos ao despertar, podem causar nervosismo; prefira um despertar mais tranquilo, mais calmo e menos inquietante. Em geral sentimo-nos energizados e estimulados quando ouvimos boas músicas. De preferência, logo no início da manhã, coloque sons suaves, com letras bonitas que fale sobre amor, bondade, amizade, elas são como um calmante logo pela manhã.

Advertisement

2- Sorrir

O sorriso ajuda a diminuir a tensão e melhora significativamente o estado de espírito.

3- Pensamentos e atitudes positivas

Mande embora toda negatividade, pensamentos, palavras, sugestões. Se vinda de alguém, não é preciso revidar, mas filtre e guarde só o que for bom. Se os pensamentos negativos começarem a surgir, dê logo um tchau para ele, mude as ideias, pense em coisas boas, leia um pensamento ou frase positiva e alegre, inunde seu dia como os raios de sol, que não tem espaço para a escuridão e que clareia o caminho de todos ao seu redor.

4- Elaborar uma lista de afazeres

Liste as coisas mais importantes que deseja fazer na sua vida, no seu dia, ou liste por mês, isso você decidirá. Faça também listas de itens que deseja ter ou comprar, coisas que ainda não fez por falta de tempo ou coragem, como atividades físicas, cursos, viagens, e trilhe planos e meios para conseguir conquistá-los, independente de que eles só sejam realizados a curto, médio ou longo prazo.

5- Vestuário

Vista-se com roupas e cores que lhe deixem confortável, que possa sentir-se belo(a), e que caso precise ir a outro lugar menos formal não pareça tão extravagante.

6- Ser criativo(a)

Deixe bilhetes com mensagens alegres, de carinho, amor para seu cônjuge, filhos e familiares, além de deixar recadinhos de ânimo e estímulo para o desempenho dos colegas de trabalho.

Advertisement

7- Refeições

Não pule as refeições, respeite seus horários, mastigue devagar, saboreando as texturas e temperos. As principais refeições são essenciais para o bom funcionamento do organismo, evitando o mau humor por passar mais de três ou quatro horas sem alimentar-se. Passar muito tempo sem comer pode fazer com que os níveis de glicose oscilem e venha a ter uma hipoglicemia (baixa da glicose no sangue= energia), causando sonolência, e indisposição.

8- Organização

Organize-se, faça uma limpeza na sua casa, escritório, ou no trabalho, esvazie as gavetas, retire tudo o que você não utiliza, faça doação do que não lhe serve mais, além de deixar o aspecto limpo, minimiza a bagunça e a dificuldade de encontrar objetos ou documentos.

9- Manter o foco

Não saia do percurso, concentre-se, não deixe-se desanimar, tenha autoconfiança.

10- Determinar horários e dia

Se agende para evitar confusões, determine dias e horários para cada atividade.

11- Ler, escrever

Esforce-se, aprenda, adquira novos conhecimentos, amplie sua visão, leia livros interessantes. Adquira o hábito de escrever um diário para contar seu dia, suas experiências, será uma relíquia no futuro, quando estiver com seus noventa (90) anos irá ler fatos e histórias divertidas, lembranças felizes, de superação, que talvez sem ele não lembrasse mais.

Advertisement

12- Passar tempo com os que ama

Devemos aprofundar e fortalecer os laços familiares, fazendo atividades juntos, grupo de discussões, reuniões familiares, brincadeiras, e conversando com os entes queridos. Afinal, nunca sabemos quando será a última vez que temos a oportunidade de passar um tempo juntos.

13- Criar hábitos novos

Aprenda a fazer coisas novas, a descobrir novos dons com a prática de novas atividades, adquirindo novos conhecimentos, participando de um novo curso, talvez totalmente ao contrário do que lhe é comum. Descubra o novo, talvez um curso de pintura, sapateado, ou karatê.

14- Dançar

Desfrute uma horinha e dance ao som de uma música linda e alegre, treine com seus filhos e marido, faça da sua casa um espaço de muito amor e carinho, onde são compartilhados os bons momentos.

15- Ajudar ao próximo

Não há melhor sensação de alegria e paz interior, quando desenvolvemos uma atividade em benefício ao outro, um gesto de apoio, caridade, conselhos. Existem tantas oportunidades de servir e sentir-se extremamente feliz por ter feito algo de bom para alguém, podemos até dar uma lista:

Visitar e ajudar orfanatos.

Advertisement

Alimentar os carentes e famintos.

Presentear pessoas necessitadas com roupas ou brinquedos.

Ajudar uma instituição de caridade.

Prestar socorro a alguém que sofreu um acidente e está incapacitado de desenvolver algumas atividades, ou dar apoio a alguém que perdeu um parente.

Ser voluntário em alguma atividade comunitária.

Advertisement

Doar sangue (sangue é vida).

16- Desfrutar de momentos ao ar livre

Passamos tanto tempo no escritório, no trabalho, em lugares às vezes apertado ou rodeados de concreto, onde algumas vezes chega a sufocar. Nada melhor do que curtir um momento super agradável ao céu aberto, andar no parque, tocar nas flores, plantas e árvores, sentir o aroma destes, andar descalço na grama, dar um passeio na orla e sentir a areia, sentir os pés molhados pela água salgada e maravilhosa do mar, ou sentar em um cantinho e apreciar o céu, as estrelas, o entardecer, as nuvens, sentir a brisa. Isso dá uma suavidade na pele, nos sentimos leves, relaxados, mesmo depois de um longo dia de trabalho.

Não é preciso muito para viver dias maravilhosos, só o que temos de fazer é aproveitar os dias com quem amamos, ajudando e servindo com o que há de melhor em nós, isso é bastante revigorante, transformando dias simples ou difíceis em dias especiais e extraordinários.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.