Como lidar com problemas no trabalho

O ambiente de trabalho é cheio de desafios e a convivência nem sempre é boa. Confira dicas simples e evite problemas no trabalho.

4,724 views   |   12 shares
  • Trabalhar fora é a realidade de milhões de pessoas, de homens e mulheres que batalham para ter uma vida mais confortável. A maioria de nós passa mais tempo no ambiente de trabalho do que no ambiente doméstico. Portanto, é de grande importância cuidar do clima que permeia esse ambiente, pois é nele que vivenciamos várias situações, além da convivência com outros indivíduos. É também um ambiente de aprendizados e testes e devemos aproveitar a oportunidade e tirar lições dele.

  • E é justamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Vamos tentar encontrar soluções para que estes problemas não existam e que a vivência no trabalho seja mais agradável e pacífica. Ter um bom local de trabalho, com clima de companheirismo e amor entre as pessoas, é vital para uma vida mais feliz e harmoniosa. O que somos no trabalho reflete no lar e em nossas relações sociais.

  • Mas antes de falarmos sobre como evitar problemas no trabalho, vale informar que isso é tão importante que as empresas estão investindo em ações e programas de melhoria da qualidade de vida no trabalho. Isso é muito positivo, pois se cada um fizer sua parte é possível resolver muitos problemas. Agora vamos às dicas, afinal, atitudes simples podem resolver muitos problemas.

  • Faça a sua parte

  • Antes de tudo, evite esperar a mudança do outro. Comece por você mesmo! Evite a fofoca, organize as coisas, faça seu trabalho sem esperar que os outros façam o dele. Gandhi já dizia que “devemos ser a mudança que esperamos ver nos outros”. Esse é um grande ensinamento que irá ajudar a evitar muitas dores de cabeça no trabalho.

  • Tenha paciência

  • Essa é uma atitude das mais importantes. Tenha paciência com os colegas que não estão em sintonia com você. Tente entender que nem todas as pessoas são iguais, mas podem viver em harmonia se quiserem. Converse sobre o assunto, se for possível. Tente ver o quanto pode ceder, mas não deixe que a impaciência domine seus atos e suas palavras. Utilize técnicas de ouro como “contar até dez” ou se afaste por uns minutos quando perceber que a paciência está se esgotando.

  • Seja imparcial

  • Faça o seu trabalho e conviva bem com as pessoas, mas não exteriorize suas preferências. Se seu ambiente é composto por muitas pessoas, evite demonstrar simpatia ou antipatia para algumas. Seja o mais imparcial possível em prol do serviço e da harmonia do ambiente.

  • Advertisement
  • Seja humilde

  • A humildade é uma virtude essencial em todos os setores da vida. Ser humilde no trabalho é entender as limitações do outro, é ensinar e também aprender visando a melhoria do grupo. Entenda que a hierarquia pode até proporcionar diferentes salários, mas todos são iguais perante Deus. Não se ache melhor, seja realista e exercite a humildade.

  • Esses foram alguns pontos que julgo indispensáveis para evitar problemas no ambiente de trabalho. Além disso, eles são ótimos ingredientes para uma vida mais tranquila e feliz. Promover boas atitudes no trabalho contribui para um melhor relacionamento social, pessoal, entre os membros da família. É impossível conseguir ter paz em casa e no ambiente social se a vivência profissional está um caos. Aproveite as dicas, reflita e comece hoje mesmo a transformar seu comportamento. Em breve verá como as coisas ao seu redor também mudarão.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.

 

Website: http://www.lidianefranqui.com

Como lidar com problemas no trabalho

O ambiente de trabalho é cheio de desafios e a convivência nem sempre é boa. Confira dicas simples e evite problemas no trabalho.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr