15 sugestões de como demonstrar carinho por seus pais

Não importa em qual país estamos, qual a cor ou raça. Todos temos pais, são eles pais biológicos, do coração ou ainda os que cuidam de nós, não importa!

Francione Sousa

Segundo o minidicionário Larousse a palavra carinho tem alguns significados, entre eles estão: mimo, amor e ternura. Esses sentimenos deveriam estar sempre presentes na demonstração de carinho entre você e seus pais, porque afinal você os amam e eles também te amam! Porém, nem sempre você consegue demonstrar com palavras e gestos esse amor. Às vezes, por causa dos conflitos no lar, decorrentes das diferenças existentes em nos seres humanos. Somos diferentes, pensamos diferente! Muitas vezes não concordamos com o tipo de vida que nossos pais levam ou ainda o tipo de vida que eles desejam que tenhamos. Enfim, existem muitos fatores que nos impedem de demontrar carinho por nossos pais.

Antoine de Saint-Exupéry escreveu que o verdadeiro amor não se desgasta, quanto mais se dá mais se tem. Paulo, um dos apóstolos de Cristo, escreveu em uma de suas cartas aos coríntios o seguinte sobre o amor: O amor é sofredor, é bondoso, o amor não é invejoso, não trata com leviandade, não torna soberbo. (Coríntios13:4).

Pensando sobre como ajudar você a saber demonstrar esse tipo de amor, elaboramos 15 sugestões que irão te auxiliar como filho a dar carinho para seus pais. Algo que não se pode esquecer é a constância em práticar essas sugestões. Trace metas diária, semanais, até que elas se tornem hábitos para você.

15 sugestões de como demonstrar carinho por seus pais

1. Diga a eles, no momento de uma das três refeições do dia, que os ama e é grato por seus cuidados.

2. Escreva uma carta para eles lembrando de um momento que tiveram juntos e que você acha ter sido significativo.

3. Leia para eles um livro que eles gostem. Sugestão de livro: Histórias para Aquecer o Coração: 50 Histórias de Vida, Amor e Sabedoria – Jack Canfield.

4. Sentar ao lado deles, lembrar momentos juntos, conversar com eles, ouvir apenas.

5. Agradecer por eles terem te dado a oportunidade de viver.

6. Agradecer por eles te levarem na escola, ou por eles terem dado o presente que você tanto queria.

7. Durante algumas semana, concentre-se em ver as coisas boas que seus pais fazem e os elogie por elas.

8. Seja paciente com eles, é natural que nem sempre eles irão concordar com você.

9. Seja humilde, obediente, mesmo que no momento você não entenda. Ser obediente não é sinal de fraqueza e sim de coragem.

10. Faça uma das três refeições do dia para eles.

11. Leve o café da manhã na cama para eles uma vez por semana.

12. Convide-os para o teatro, vão juntos ao cinema, a praia ou ainda levo-os para ver o pôr do sol.

13. Leve-os para caminhar um pouco, andem de mãos dadas.

14. Lave as louças da casa, o carro, corte a grama do jardim.

15. Dê um abraço bem forte neles, e diga que os ama.

Essas sugestões vão ajudar você a demontrar carinho e além disso irão fortalecer o amor entre você e seus pais. Não tenha medo de colocar em prática. John Dewey, um famoso filósofo e pedagogo, explicou que só se aprende o que se pratica, independente do que seja, uma habilidade, um controle das emoções ou ainda uma atitude, só poderemos aprender se é verídico quando as colocamos em prática.

Boa sorte!!!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Francione Sousa

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.