Como encontrar um passatempo

Em dias de redes sociais, games e programas em abundância, é importante saber onde e como procurar por um bom passatempo. O que define um bom passatempo? Isso depende do gosto de cada um...

Fabiano Lucas

Em dias de redes sociais, games e programas em abundância, é importante saber onde e como procurar por um bom passatempo. O que define um bom passatempo? Isso depende do gosto de cada um…

É estranho imaginar que nos dias de hoje, tantas pessoas passam demasiado tempo no ócio, deixando de lado todas as excelentes oportunidades de aprendizado e entretenimento enriquecedor a que temos acesso tão facilmente!

A definição de passatempo é: “_Passatempo ou hobby é a denominação dada a uma atividade de entretenimento livre que o indivíduo desenvolve sozinho ou coletivamente_.” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Passatempo).

Segundo Peter Lichtenberg, Ph.D, diretor do Institute of Gerontology na Wayne State University:”Hobbies podem acoplá-lo fisicamente e mentalmente. Pessoas que têm um hobby ‘são geralmente saudáveis’. “Também sabemos que eles estão em um risco menor de depressão e demência. O grande valor de passatempos é que eles são uma maneira para as pessoas ficarem envolvidos em vários níveis.”

Agora, de forma mais direta, podemos aplicar esse conhecimento assimilado nos dois parágrafos anteriores, buscando uma atividade que envolva práticas de esporte, leitura, colecionar, viajar, pesquisar e muitas outras maneiras de nos ocupar de forma positiva. Como exemplos práticos de atividades que estão ao alcance da maior parte de nós, cito algumas maneiras de passar um tempo, mesmo que curto, com qualidade e de forma prazerosa!

Advertisement

1 – Corrida/caminhada

Prática amplamente associada ao bem-estar físico e mental, ajudando a manter os praticantes longe de males tão comuns nos dias de hoje, como: pressão alta, colesterol alto, sedentarismo e indisposição. Ainda ajuda na autoestima, e manter o corpo sempre bonito e em boa forma.

2 – Futebol/vôlei/basquete

Esportes distintos, mas que de forma geral, oferecem grande benefício aos seus praticantes. Vale mencionar a extrema importância de um aquecimento/alongamento feito de forma correta, para minimizar a ocorrência de lesões, que não são incomuns em nenhuma dessas práticas.

3 – Musculação

Das práticas que citei, nenhuma precisa de mais cuidados e acompanhamento para atingir bons resultados, sem ter nenhum problema de estrutura ou postura. Excelente prática para se entrar em forma, manter boa aparência, ter disposição, ganhar resistência e ajudar no sistema imunológico. Pode ser difícil de começar, mas é uma prática muito prazerosa e satisfatória!

Lembrando que nenhuma prática esportiva deve ser iniciada, sem antes, passar por um médico, para saber como está sua saúde.

4 – Leitura

Ainda um dos passatempos considerado como coisa de “Nerd“, mas que oferece uma valiosa e praticamente inesgotável fonte de conhecimento e aprendizado teórico, que é essencial nas práticas de nosso dia a dia. Desde os primórdios, tem sido fonte de inspiração de praticamente todos os grandes poetas, eruditos, músicos e líderes.

Advertisement

5 – Colecionar

Consegui encontrar pessoas que colecionam muitos itens distintos, mas uma coisa é unânime! Todos adoram colecionar… O que prova que é uma prática que pode trazer grandes desafios (em conseguir encontrar novos itens), e acima de tudo, grande prazer e satisfação! (nada como conseguir algo que queremos muito, não é mesmo?).

Poderia citar várias outras fontes de passatempo, mas me limitarei a citar as que conheço de vivência ou convívio, e deixo aqui a minha certeza, de que quando buscamos nosso bem-estar, estamos preparados para ajudar outras pessoas, alcançar nosso potencial, e acima de tudo, sermos mais felizes!

Podemos ainda de forma ampla e prazerosa, envolver e incentivar nosso cônjuge e nossos filhos a encontrar formas de passatempo, e criar assim, uma excelente tradição familiar.

Ainda como sugestões de passatempo, podemos citar: jogos de mesa, ciclismo, natação, artesanato, tocar algum instrumento musical, viajar, etc…

Toma un momento para compartir ...

Fabiano Lucas

Fabiano Luis Falcão Lucas é Designer Gráfico e Arte Finalista, especialista em informática com cursos Microsoft e Apple, casado, pai de quatro lindos filhos (dois casais) e amante de boa música, esportes (preferencialmente basquete) e tecnologia