Como planejar uma rotina de estudos para um concurso

Um bom planejamento de estudos é fundamental para a aprovação em concursos públicos. A preparação deve incluir disciplina, foco, bons materiais e o cuidado com a saúde.

3,332 views   |   1 shares
  • Estudar para concursos públicos tem sido a rotina de muitas pessoas que decidiram entrar para o serviço público. Devido à grande concorrência, essas pessoas precisam estar bem preparadas para conseguirem ser aprovadas e essa preparação não se dá apenas com a quantidade de estudo, mas também com a qualidade dele. Veremos neste artigo como planejar um bom roteiro e dicas para que o estudo tenha eficácia e possa garantir a tão sonhada aprovação.

  • Antes disso, vale lembrar que o país passa por um bom momento no que se refere a concursos públicos. Nos últimos anos, diversos órgãos e instituições do Governo lançaram vagas e a tendência é que essa estatística aumente. Isso se deve ao combate ao nepotismo dentro do serviço público, conduta que tem sido fortemente combatida pelo judiciário.

  • As dicas apresentadas a seguir são importantes e podem ser utilizadas tanto para alunos que frequentam cursinhos preparatórios, como aqueles que decidiram estudar sozinhos. São dicas que atuam como base para qualquer plano de estudos, pois além de fortalecer o intelecto, trabalha a persistência e a fé do aluno.

  • Planeje de uma rotina de estudos

  • Planejar é essencial para se organizar. E quando se trata de estudos, a organização é fundamental. Antes de iniciar seu estudo, faça um horário de estudo delimitando a quantidade de horas por dia, de dias por semana e distribua as disciplinas por horários. Ter um plano de ação montado é como ter um norteador e dá a sensação de produtividade à medida que é executado. Porém, não é bom cometer exageros. Ao distribuir as horas é preciso se lembrar dos intervalos de descanso e também das atividades de lazer. Seja em família ou com amigos, o concursando deve estabelecer momentos de distração. O cérebro precisa de descanso e sobrecarregá-lo pode colocar tudo a perder.

  • Busque material didático de qualidade

  • Esse é um ponto que deve ser bem observado. Muita gente acha que estudar bem é passar horas com os livros. Enganam-se. Estudar corretamente é o ideal e para isso é indispensável adquirir meios corretos de estudo. Quando se trata de concursos, escolher os livros e as apostilhas errados pode custar sua aprovação. Eles devem ser atualizados e conter toda matéria exigida no edital. Algumas pessoas já foram seriamente prejudicadas em provas por consultar materiais desatualizados, principalmente quando diz respeito às disciplinas de Direito, que são constantemente modificadas e editadas pelo Judiciário. Portanto, muita atenção ao comprar seu material.

  • Advertisement
  • Tenha disciplina

  • Rotina está relacionada a algo constante, a uma prática, um hábito. Quando se fala em rotina de estudo não é diferente. Ter constância e tornar o estudo um hábito é o desafio de quem planeja estudar para concursos. A disciplina é fundamental, pois faz o aluno seguir à risca o roteiro proposto. Uma pessoa disciplinada tem mais chances de ser aprovada em um concurso. Ela consegue abdicar das distrações e enxergar as prioridades, que no caso é o cumprimento do planejamento estabelecido.

  • Tenha foco

  • Foco é tão importante quanto disciplina. Esta nos faz seguir em frente da forma correta. Aquele nos faz seguir sem olhar para trás. O foco visualiza o alvo, coloca-o em primeiro lugar e alimenta a vontade. Sempre que as dificuldades surgirem, pense no seu objetivo, lembre-se do que o motiva a continuar.

  • Cuide da saúde

  • O corpo precisa estar bem e ao planejar seus estudos inclua atividades como alongamento, relaxamento e uma quantidade de sono saudável. Engana-se quem pensa que deve estudar muitas horas para passar. Lembre-se sempre que a qualidade vem em primeiro lugar e que quantidade sem organização causará frustrações. Portanto, beba muita água, alimente-se corretamente e cuide da saúde ao entrar na maratona dos concursos públicos. Desta forma será mais gratificante comemorar a aprovação.

  • As dicas apresentadas não são fórmulas prontas e bizus de prova. Essas podem ser encontradas nos cursos e sites especializados. Mais importante do que o conteúdo da matéria é a preparação mental e emocional do candidato. Se ele tiver disciplina, foco, um bom planejamento, material de qualidade e cuidar da saúde, certamente estará no caminho certo para a aprovação.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.

 

Website: http://www.lidianefranqui.com

Como planejar uma rotina de estudos para um concurso

Um bom planejamento de estudos é fundamental para a aprovação em concursos públicos. A preparação deve incluir disciplina, foco, bons materiais e o cuidado com a saúde.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr