Como lidar com as críticas

Críticas são um exame detalhado que visam estabelecer a verdade, mas ainda podem ser um julgamento hostil, uma censura de alguém que se acha dono da verdade. Saber lidar com esse tipo de crítica pode te ajudar ou te desmoronar.

1,586 views   |   10 shares
  • É inevitável escapar das críticas em nossa vida, sempre houve e sempre haverá quem nos critique. Por vezes, seremos nós que, também, iremos criticar, pois se tratar de uma via de mão dupla. Quando estamos sendo muito críticos com as outras pessoas é porque muitas vezes fomos criticados desde a infância e acreditamos que as pessoas, que nos criticaram, estavam e estão certas. Mas fazendo uma retrospectiva de sua vida, você se sentiu mal no momento em que foi criticado por seus pais, professores e amigos? É provável que algumas dessas críticas fossem para te ajudar, mas muitas delas serviram apenas para te fazer sentir mal e deixar você irritada com a outra pessoa.

  • Muitos críticos têm a característica de quererem sempre estar certos e sentem-se os donos da verdade. Eles querem "ajudar as pessoas", querem que essas sejam pessoas melhores. Para eles, apenas, suas ideias e pontos de vista são únicos. Nesse momento, reflito sobre o que Robert J. Hastings disse: "Se não estamos dispostos a ajudar uma pessoa a vencer as suas falhas, há pouco valor em apontá-las."

  • É importante saber como lidar com esse tipo de pessoa, com suas "críticas sempre positivas", para se defender e não deixar que essas críticas baixem sua autoestima e potencial para acreditar em si mesmo. Esse é um direito que você tem: o de se sentir bem com você mesmo. Não importando o tipo de trabalho que você faça, seu modo de se vestir, sua maneira de ver a vida, seja o que for, busque conhecimento e disciplina para lidar com situações de críticas em sua vida. Seja forte! "O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força." (Provérbios 24:5) Portanto, siga para frente com ânimo, coloque em prática estas dicas importantes para saber como lidar com as críticas.

    • Lembre-se de que nunca as pessoas irão satisfazer todas as pessoas do mundo, portanto, saiba que nem você conseguirá essa satisfação total. Nesse momento, é hora de olhar para a crítica e não se importar com ela, pois ela vem de uma minoria.

    • Não fuja da crítica, ouça o crítico e o ponto de vista dele. Mantenha o autocontrole, observe a pessoa que está criticando, tente entender se ela está agindo bem intencionada. Se ela não estiver, é mais um motivo que você tem para ser feliz. Porque muitas críticas, principalmente se a pessoa não for profissional no contexto da crítica, são uma ponta de inveja de você.

    • É importante não se esquecer de que ninguém é completamente certo ou completamente errado. Deve-se negociar, negocie para se chegar a uma razão e o motivo de tal crítica. Porém, se você notar que a pessoa que te crítica não quer saber de te ouvir, livre-se dela de um modo educado. Fale frases deste tipo: "Vou refletir sobre suas palavras, muito obrigada por ser sincero." Termine a conversa, saia de perto. Como falou Pitágoras: "Na dúvida, retire o juízo."

    • Quando a crítica vier de alguém que não gosta de você, é mais um motivo que você tem para não se sentir triste ao ponto dessa tristeza te levar a uma depressão. Lembre-se que és livre, então, livre-se de se preocupar com o que os outros estão pensando a seu respeito. José Rafael de Medeiro, palestrante motivacional e escritor, disse que: "A verdadeira liberdade é a possibilidade que você tem de escolher seu caminho (...)" Você deve escolher seu caminho e não os outros.

    • Não peça opinião para uma pessoa demasiadamente crítica, você corre o risco de ouvir um comentário negativo e esse comentário pode afetar você, também, de um modo negativo.

  • Advertisement
  • Tenha certeza de manter a calma antes de qualquer situação e perceber que o que critica por também ser devido a sua própria insegurança.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

Como lidar com as críticas

Críticas são um exame detalhado que visam estabelecer a verdade, mas ainda podem ser um julgamento hostil, uma censura de alguém que se acha dono da verdade. Saber lidar com esse tipo de crítica pode te ajudar ou te desmoronar.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr