Como desenvolver boas atitudes

O quanto as boas atitudes podem influenciar nossas vidas, amizades, família, hábitos e comprometimentos. Que atitudes positivas desenvolver para sentir-se melhor, e melhorar a convivência com as demais pessoas ao redor.

Fernanda Ferraz

É muito bonito vermos pessoas com tantas qualidades positivas e inspiradoras. Por certo nos faz desejar ter tais atributos e enriquecer em qualidades, mas todas essas atitudes positivas podem ser desenvolvidas e adquiridas por qualquer pessoa bem intencionada, basta querer e partir para a ação, porque nada é impossível para aquele que acredita.

Ser e estar alegre

Primeiro passo: alegria. É tão maravilhoso esse sentimento que nos invade e preenche, capaz de ser transmitida como que por todas as células do corpo. Estar e ser alegre é preciso. Que vida triste e vazia seria se nós não conseguíssemos encontrar alegria nas pequenas e grandes realizações da vida!

Como encontrar essa alegria?

Sorria, sorrir estimula os sentimentos e emoções. Pense nas tantas coisas boas que possui: filhos, cônjuge, pais amorosos, amigos bondosos, pessoas que lhe amam tanto e querem o seu bem. Valorize os presentes que a vida lhe reservou como grandes bênçãos e verá que o milionário de dinheiro é muito pobre se comparado com as grandes bênçãos que possui, como ter uma família, um lar, comida na mesa, recursos para educar com um bom ensino os filhos, saúde para os entes queridos, amor e união… Dinheiro nenhum no mundo pode comprar isso.

Exercício diário

Você pode até pensar que isso nem sempre é tão fácil como parece, alegrar-se com o que tem. Mas se você não valorizar o que possui, ninguém mais vai valorizar. Tente fazer estes exercícios diariamente, com uma perspectiva elevada, e verá que maiores tesouros não há.

Evite reclamar

Evite ser dessas pessoas que tudo reclama: se escureceu rápido, se o dia não termina logo, se seu chefe é chato, se sua esposa não sabe cozinhar outra coisa, se seu marido só gosta de vestir sempre a mesma camisa ou gravata, STOP!

Advertisement

Veja sempre o lado bom das coisas e aprecie as boas companhias, sem estragar ou magoar ninguém.

Agradeça mais

Agradeça, agradeça e agradeça, torne o agradecimento um hábito diário e verá quantas coisas boas de fato tem a agradecer. Agradeça até mesmo as complicações da vida, porque só somos fortalecidos quando testados.

Pense positivo

Pense SEMPRE positivo, espere um dia mais limpo, um sol mais brilhante, um céu mais azul, um mundo melhor, plante flores, pinte um arco-íris e desenhe uma linda vida para você e para todos a sua volta.

Faça o bem

Faça o bem, e não importa a quem seja, seja caridoso e sempre uma pessoa pronta a ajudar, desde a alimentar aquele animal faminto que vive perto de sua casa, até a um desconhecido que não teve tantas oportunidades como você e anda sem rumo, sem direção, com frio, dor ou solidão.

Acorde com uma linda canção e cante

Cante as melodias mais lindas, com um belo sorriso estampado no rosto e com o desejo de servir e viver. Sinta as palavras irradiarem seu coração, cante alto, cante em silêncio, em casa, no trabalho, no carro, onde quiser e puder. As lindas músicas inspiram até mesmo os corações mais cansados.

Advertisement

Sinta, viva, distribua mais amor e console

Viva o amor, sinta a força desse sentimento nutrir cada tecido de seu corpo, expandir-se por cada órgão e ser capaz de com ele curar todos os males de uma alma. Reflita e seja amor, saiba amar e distribuir com sabedoria e pureza esse amor para corações aflitos e angustiados.

Não perca tempo com bobagens

Não use seu tempo em lugares, com coisas e pessoas que não fazem bem. Vá para lugares que te tragam paz, amor e segurança, esteja com pessoas que desejam seu bem e te aconselham para o certo, e faça uso de coisas que somente tragam saúde física e espiritual para a mente e o corpo.

Exerça autoconfiança

Confie em si mesmo, acredite em seu potencial, veja a gama de capacidades que possui. Veja suas qualidades e aperfeiçoe-se.

Compartilhe o que possui

Brinde a vida que possui, ainda que só tenha uma bicicleta, um cadeado, cinco filhos e um cônjuge que enfeita seus dias com muitos pedidos. Eles te amam ainda que só tenha o cadeado e a bicicleta para compartilhar!

Aprenda novos dons

Cresça profissionalmente, busque aprender novas técnicas, novas áreas profissionais ou aprofundar-se na que já tem. Faça novos cursos, hoje há cursos em EAD (educação a distância) onde virtualmente se aprende e, em alguns casos, uma vez por semana você comparece as aulas.

Advertisement

Seja o exemplo

Seja um farol, um guia em bons exemplos e atitudes. Deixe que os outros lhe admirem por ser diferente das demais pessoas. Demonstre, independente do que as pessoas falem, que ser bom, virtuoso e firme em seus propósitos é o que define você.

Transformar-se

Você não pode mudar as pessoas, mas pode mudar os hábitos ruins que possui em si mesmo, e mudá-los para o bem.

Ser paciente, manso

Seja paciente com as pessoas, não perca o controle, equilíbrio é fundamental na vida de qualquer pessoa. Se por impulso começar a ficar nervoso, pare… Respire fundo. Conte 1…2…3…4…5… Quantas vezes for preciso. Lembre-se que as pessoas erram, ninguém aqui é perfeito, aprendemos uns com os outros, então seja alguém fácil de admirar.

Não revidar

Não retribua da mesma forma com que fizeram a você, você pode mostrar que é diferente. Ainda que lhe ofendam, não arrume confusão, demonstre compaixão. Às vezes a pessoa que lhe magoou não tem o mesmo entendimento que você, deixe que o tempo é justo e cuida de cada um a seu tempo.

Ser presente

Seja presente na vida dos que lhe amam tanto. Pare de arrumar desculpas para ausentar-se e aprecie mais o tempo com eles, porque a vida mortal passa rápido e o inesperado pode acontecer. Aproveite cada dia com os que ama como se fosse o último e verá sua vida mudar.

Advertisement

Jogar fora

Jogue fora o que não presta: sentimentos, lembranças que só aprisionam, culpas. Peça perdão se for preciso e depois perdoe a si mesmo.

Escolher bem

Me diga com quem andas e lhe direi quem tu és, frase bem conhecida. Escolha bem tuas amizades e companhias, a pior coisa que existe é ser aconselhado e não dar ouvidos aos bons conselhos. Algumas amizades podem trazer somente tua própria destruição, pense nisso. Escolha amigos que te façam querer ser uma pessoa melhor, que lhe dê o desejo de ter boas atitudes.

Desenvolva diariamente boas atitudes e viva sobre essa base, pois tudo o que é bom, belo e virtuoso é digno de ser seguido e amado.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.