Como ser um exemplo de felicidade

Não existem fórmulas para ser feliz, mas é possível alcançar a felicidade através de uma mudança de comportamento. Veja aqui como ser um exemplo de felicidade para quem está ao seu redor.

Lidiane Franqui

Muito se fala sobre a busca pela felicidade, sobre dicas para uma vida mais feliz e outros temas que estão relacionados a ela. Isso acontece porque todos nós queremos ser felizes, porque Deus nos criou para a felicidade e para o amor. Já nascemos com uma semente que germinará de acordo com a forma como adubarmos. Nascemos com a semente da felicidade dentro de nós.

Mas nem sempre conseguimos vivenciar essa emoção e fazer crescer a nossa semente. Muitos de nós esquecemos que a felicidade é uma construção e acabamos por escolher caminhos e buscas ilusórias, como acreditar que a felicidade está no outro, no dinheiro, em determinado acontecimento. Ela está em nós mesmos e germina com o adubo da paz e do amor a Deus e aos nossos semelhantes. Ao vivenciar esse sentimento de plenitude, nada mais natural que transferir ao outro através do exemplo.

Ser um exemplo de felicidade é algo possível apenas para as pessoas que vivenciam esta emoção, seja nos momentos em família, entre amigos, no trabalho. Enfim, estamos sempre produzindo gotas de alegria e a felicidade é feita disso: momentos. E como ser um exemplo de felicidade nos dias de hoje?

Experimente momentos felizes

Se você valorizar as pequenas belezas que a vida proporciona, sentirá alegria. E quando se experimenta felicidade, ela se irradia ao redor. O exemplo é algo que surge naturalmente. Portanto, para ser um exemplo de felicidade, seja feliz. Valorize os pequenos detalhes, como o sorriso do seu filho ou de alguém que ama. Enxergue as belezas embutidas nos pequenos acontecimentos. Comemore conquistas, mesmo que simples. Não deixe passar um momento de prazer sem agradecer ao Senhor da vida.

Ilumine sua fala

Fale sobre o que é bom. Agradeça, elogie, fale sobre amor. Esqueça os temas tristes, não propague tristezas. Se você transmite luz, será visto como tal. Ser exemplo de felicidade é proporcionar essa sensação em quem o vê. Pessoas felizes dão mais atenção ao que é bom. Elas penetram e percorrem os caminhos tristes, mas não se deixam influenciar pelas coisas ruins, pois se mantêm iluminadas e prontas para ajudar quem precisa.

Advertisement

Acredite que ela existe

A felicidade existe e é propriedade de todos. Porém, nem sempre as pessoas conseguem acessá-la. Acreditar é fundamental para sentir e o sentimento é que possibilita a propagação para as pessoas que nos rodeiam. Se você acredita na felicidade, ela se torna parte de você.

Como se percebe, não tem como ser um exemplo sem a vivência. As dicas relacionadas ajudam a desenvolver um comportamento que refletirá aos outros naturalmente. A felicidade é uma vivência real e que só depende de você. Mesmo pessoas que poderiam ter todos os motivos para a infelicidade conseguem iluminar os caminhos por onde passam sendo exemplos não só de felicidade, mas também de fé e de amor. Tudo depende de como cada um encara a própria vida e das escolhas que faz. Escolha ser feliz e a consequência será apaz.

Toma un momento para compartir ...

Lidiane Franqui

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.