O que é e como lidar com a Síndrome de Munchausen

Você tem ou conhece alguém que tenha a Síndrome de Munchausen? Fingimento ou realidade? Veja se tais atitudes, realmente, condizem com o diagnóstico ou se trata de um transtorno factício.

Fernanda Ferraz

Fingimento ou realidade? Veja se tais atitudes e sintomas, realmente, condizem com o diagnóstico ou se trata de um transtorno factício.

A Síndrome de Munchausen

é mais conhecida por se tratar de um transtorno psicológico ou factício, é uma desordem psiquiátrica, em que os indivíduos causam em si mesmos ou fingem doenças e traumas de ordem psicológica para chamar atenção.

Geralmente, são pessoas que sentem muita ligação com profissionais da área da saúde e, constantemente, estão buscando assistência médica para suas “supostas” doenças, são habituados a exigir muitos exames e são bem conhecidos pelos hospitais que frequentam, já que estão sempre lá.

O paciente com essa síndrome é diferente do hipocondríaco, pois o paciente com hipocondria acredita mesmo que está doente, e o paciente com a síndrome de Munchausen sabe que não está doente e deseja estar, sendo capaz de causar em si mesmo uma infecção séria, injetando materiais infectados na veia, só para receber atenção médica e permanecer sobre tratamento.

Algumas mães são capazes de induzir seus filhos a ficarem doentes para preencherem a necessidade que a síndrome traz em si, conhecida como Síndrome de Munchausen por procuração, que é um tipo de abuso infantil.

Advertisement

Essas mães são capazes de asfixiar seus filhos para ligar para a ambulância com a informação de que o filho parou de respirar, é capaz de injetar saliva na corrente sanguínea do filho para causar uma infecção ou é capaz de produzir ferimentos e aplicar ou obrigar o filho a tomar medicamentos prejudiciais à saúde, que podem trazer, de fato, alguma complicação.

Alguns médicos, aqui no Brasil, já relataram casos dessa síndrome, que ainda é pouco conhecida e divulgada. Nos EUA, ela é considerada crime, e muitas mães já foram levadas à prisão por causar morte ou graves sequelas em seus filhos.

Essas mães sentem prazer num ambiente médico, afirmam que o filho está doente, mesmo não constando nada nos exames clínicos. Grande parte é conhecedora do vocabulário médico e das etimologias, algumas são profissionais da área de enfermagem ou médicas e sentem-se muito à vontade nos hospitais e nos procedimentos clínicos ou médicos. Costumam, também, furtar medicamentos do próprio hospital, em horários mais tranquilos, como nas madrugadas, para injetar no filho.

Elas podem demonstrar que são mães cuidadosas e que se preocupam com seus filhos, mas, infelizmente, o que ocorre são abusos que as criança passam e, muitas vezes, não têm como pedir ajuda ou orientação por serem muito pequenas e acreditarem na mãe, quando essa diz que elas precisam tomar o remédio porque estão doentes.

Alguns sintomas da síndrome

.

Advertisement

Os sintomas se encaixam numa provável doença, mas não há resposta ao tratamento nem recuperação.

-O paciente deseja ser submetido a vários procedimentos diferentes, um após o outro.

-Tem profundo conhecimento sobre doenças e tratamentos.

-Grande reincidência de comparecimento ao médico ou hospital.

-Transtornos psicológicos.

Advertisement

-Teatralidade e insegurança.

-Carência afetiva.

-Não permite o médico conversar com parentes e familiares.

-Substâncias químicas encontradas na urina ou sangue.

-Irmãos da criança “doente” que faleceram sob circunstâncias incomuns ou estranhas.

Advertisement

-O paciente não admite ter a síndrome ou distúrbio psicológico.

Possíveis causas

.

Transtornos de humor; transtornos de ansiedade; transtornos de personalidade limítrofes (sensações de irrealidade); carência afetiva; separação, perda dos pais; sofrimento por ter sido abusada; crises familiares; depressão.

Tratamentos

.

-Tratamento psicoterapêutico.

Advertisement

-Tratamento com antidepressivos.

-Terapia cognitivo-comportamental.

Se você conhece um destes sintomas, deve, urgentemente, buscar ajuda médica, essa síndrome é extremamente perigosa e traz sérios riscos à vida.

Relatam os médicos que muitos recém-nascidos e crianças morrem por conta da síndrome de Munchaunsen por procuração, portada por suas mães.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.