Quando procurar ajuda: Sinais de que uma criança está sendo molestada

"Não desvie o olhar, fique atento". Esta frase indica o que os pais devem fazer para identificar se seus filhos estão sofrendo qualquer tipo de abuso.

52,763 views   |   122 shares
  • No Brasil, existem poucos dados estatísticos sobre o abuso de crianças. Já o Instituto norte-americano de Pesquisa e Prevenção ao Abuso Infantil, estima que pelo menos três milhões de crianças nos Estados Unidos serão supostamente molestadas antes dos 13 anos de idade. Pais preocupados querem saber se alguma coisa aconteceu com seu filho, e há muitos sinais para ajudar a saber quando procurar ajuda. Os sintomas físicos podem incluir dor ao urinar, infecções frequentes, sangue em suas roupas íntimas, lesões inexplicáveis, ou marcas no corpo.

  • Os sintomas comportamentais podem incluir:

    1. Evitar lugares ou pessoas específicas: A maioria das crianças passa por fases de ansiedade de separação, mas quando isso se torna contínuo, e a criança chora muito ao ser deixado em um local pelos pais e nada a faz parar com o choro, pode haver uma razão específica para que a criança não queira estar naquele local ou com aquela(s) pessoa(s).

    2. Enurese (ou outro tipo de regressão comportamental): Define-se regressão, o retorno repentino de urinar na cama ou sujar as roupas após a criança já estar treinada a usar o toalete. Esse comportamento muitas vezes é um sinal vermelho para alta ansiedade ou trauma. Às vezes, é um ou o outro, ou devido a causas biológicas. Uma visita ao médico pode ajudar a determinar o que está acontecendo e ajudá-lo a saber que atitude tomar.

    3. Toque inadequado: É comum em diferentes estágios de desenvolvimento a curiosidade da criança sobre os corpos das pessoas ou que queiram explorar e compreender. É sinal de algo errado quando a criança continua tocando de maneira inadequada a si mesma ou outros, apesar de ter sido ensinada e pode ser que ela esteja imitando um comportamento que ela testemunhou ou experimentou em si mesma.

  • Os sintomas emocionais podem incluir:

    1. As mudanças súbitas de humor ou de personalidade: Todas as crianças têm dias bons e dias difíceis, além de diferentes respostas emocionais em diferentes fases do desenvolvimento emocional. Mas, se uma criança normalmente extrovertida de repente se torna retraída ou tímida, ou se uma criança normalmente bem-humorada se torna constantemente chorosa e agressiva, isso pode ser um sinal de que há algum problema.

    2. Culpa ou vergonha: Se o seu filho mudou de um temperamento calmo e feliz para um modo de agir como se estivesse em apuros e não voltou ao "normal", é um sinal de alerta. Muitas vezes não é apenas um sinal de que sofreu abuso, mas também que ele acredita ser culpado ou que ele foi ameaçado para não contar.

    3. Pesadelos: Todas as crianças têm pesadelos, e alguns até passam por fases de terrores noturnos, mas se acontece subitamente ou se os pesadelos são contínuos e de natureza específica, podem estar relacionados a uma experiência traumática.

  • Advertisement
  • Você pode ensinar a seus filhos segurança básica sem amedrontá-los. É bom ensinar-lhes que ninguém, que não seja um dos pais ou um médico, deve ver ou tocar suas partes íntimas. É importante orientá-los a dizer "não", se não se sentirem à vontade com a forma como alguém os toca. É fundamental que eles saibam que podem confiar nos pais ou outro adulto com o qual se sintam seguros, para contar se eles já se sentiram tocados de maneira inadequada ou se o toque lhes trouxe desconforto e quem o fez.

  • No entanto, dependendo da natureza do ocorrido, a criança pode ter medo ou vergonha de contar a alguém. É importante conhecer os sinais de que uma criança foi molestada para que você possa procurar ajuda imediatamente.

  • Se a criança evidencia a necessidade de imediata atenção médica, ligue para o 190 ou leve-a a um hospital ou posto de atendimento de emergência mais próximo. Você também pode chamar o seu médico regular, um terapeuta, o Conselho Tutelar de sua cidade, ou ligar para o Disque Denúncia de qualquer lugar do Brasil. Basta digitar 100. Maiores informações: Secretaria de Direitos Humanos.

  • Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original When to seek help: Signs that a child is being molested.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Emily Christensen, Ph.D, vive com o marido em Oklahoma, Estados Unidos. Recebeu seu Ph.D em terapia de casais e família, e está estudando Hebraico e Estudos Judaicos.

Website: http://www.housewifeclass.com

Quando procurar ajuda: Sinais de que uma criança está sendo molestada

"Não desvie o olhar, fique atento". Esta frase indica o que os pais devem fazer para identificar se seus filhos estão sofrendo qualquer tipo de abuso.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr