Cão idoso: como cuidar dele?

Saiba quais as necessidades de um cão idoso para cuidar melhor do seu velhinho.

1,091 views   |   shares
  • Cuidar de um idoso é como cuidar de um bebê. A diferença é que, com o passar do tempo, o primeiro precisa cada vez mais de nós e os bebês precisam cada vez menos. O que devemos ter de similar no cuidado com ambos é o amor por eles e muita paciência. Com um animal que envelhece também é assim.

  • Dependendo da raça, os sinais do envelhecimento podem começar a aparecer já aos cinco anos de idade (veja ao final deste artigo), quando, além de visitar regularmente o veterinário e fazer check ups laboratoriais de tempos em tempos, é importante passar a oferecer a alimentação específica para cães idosos, além de fazê-los se exercitarem levemente todos os dias – dar umas poucas voltas no quarteirão já é o suficiente para ajudá-los a manterem os músculos, as articulações, o coração e os pulmões saudáveis.

  • Infelizmente, há cãezinhos que, mesmo sendo muito bem cuidados por seus donos, acabam por sofrer de algumas doenças que podem surgir na terceira idade. Quando o dono perceber alguma alteração no comportamento de seu companheiro, como aumento da sede e da quantidade de xixi, redução da capacidade auditiva, dificuldade de fazer as necessidades nos lugares certos, mudança na coloração dos olhos, aumentos de volume na região das glândulas mamárias, relutância em se levantar após algum tempo deitado etc., ele deve procurar por auxílio médico para entender como agir. Assim, o animal continuará a receber os cuidados necessários para que seu envelhecimento seja feliz e saudável.

  • Veja como o tamanho afeta o processo de envelhecimento na tabela acima.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.

Cão idoso: como cuidar dele?

Saiba quais as necessidades de um cão idoso para cuidar melhor do seu velhinho.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr