Educação: 4 truques para lidar com as birras fora de casa

Aprenda 4 maneiras de ajudar os pequenos a se comportar durante um passeio.

Marilia de Andrade Conde Aguilar

A birra nada mais é do que a manifestação do descontrole emocional da criança, sendo absolutamente normal até os 5 ou 6 anos de idade.

Durante esse período inicial da vida, a criança é egocêntrica, ou seja, entende que o mundo gira em torno dela, e ainda não compreende os valores sociais. Cabe, portanto, aos pais ensiná-la, com toda a paciência e amor, o que é certo e o que é errado.

Realmente não é tarefa fácil… Manter a paciência nessas situações exige muito autocontrole.

A situação piora quando seu pequeno resolve ter uma crise emocional fora de casa, onde fica mais difícil discipliná-lo.

Antes de decidir nunca mais sair de casa com seu filho pequeno (acredite, isso já passou pela minha cabeça algumas vezes), saiba que existem formas bem eficientes de evitar que as birras aconteçam.

Advertisement

1. Respeite o horário da criança

Evitar sair pra passear nos horários em que seu filho costuma dormir ou comer evitará muitos aborrecimentos. Fome e cansaço são os dois principais motivos das birras.

2. Não se demore em locais que sejam de baixo interesse para a criança

Não espere que seu filho se comporte como um anjinho num passeio de compras ou numa exposição de arte. Essas são atividades que não atraem a atenção dele e, portanto, é normal ele se cansar e ficar irritado.

3. Leve coisas que a distraiam

Leve brinquedos, livros, massinha… Se você ocupar a criança, é mais provável que ela não tenha uma crise de humor. Mas lembre-se que ela ainda não consegue fixar a atenção por muito tempo. Então, diversifique.

4. Premie o bom comportamento

Se a criança estiver comportada durante o passeio, não se esqueça de premiá-la. Um beijo, um abraço apertado, palavras de incentivo são poderosas recompensas para crianças. De vez em quando, também vale um doce ou uma revistinha como prêmio. A recompensa pelo bom comportamento nunca deve ser algo dispendioso.

Se mesmo com todos esses cuidados a birra acontecer, não se desespere.

Advertisement

O comportamento inadequado, especialmente aquele que prejudica ou magoa outras pessoas, deve ser repreendido de imediato e com segurança. Explique de maneira objetiva e breve, pois a atenção da criança em você vai durar no máximo uns 2 minutos. Seja rápido, mas fale. As crianças nessa fase entendem muito mais do que os pais pensam que elas entendem.

Seguindo essas dicas, além de desfrutar mais plenamente o passeio em família, você estará contribuindo para a formação social do seu filho, ensinando-o como se comportar fora de casa.

Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.