5 coisas a saber quando se procura um convênio médico

A saúde é um dos princípios básicos para o viver de forma previdente.

Jacira Silva dos Santos Araujo

Para quem não deseja mais depender de um único sistema público de saúde, a procura por um meio alternativo tem sido uma solução.

Quando procuramos um convênio médico é porque temos expectativas que o plano possa suprir nossas necessidades e qualquer problema que possa surgir. Por isso, assim como em todas as coisas em nossa vida, a escolha de um plano de saúde precisará de muito discernimento, paciência e sabedoria. Ao tomar estes devidos cuidados, estaremos livres de surpresas que podem ser desagradáveis e que podem atrapalhar sua utilização devido a problemas não previstos.

Seguem abaixo cinco dicas a saber quando se procura um convênio médico

Verificar quais são as áreas de cobertura

cada plano tem uma área de cobertura dependendo da categoria, por isso, é importante saber se caso você viaje para fora do estado de origem e tiver necessidade de utilizar o convênio, se terá direito de usufruir do plano de saúde, e o que será necessário para isso. Saiba também o nome dos hospitais que aceitam o seu plano.

As vantagens que tem cada categoria do plano

cada categoria do plano tem uma nomenclatura diferente, existem planos que somente incluem necessidades mais básicas, e aquelas que já são mais completas. Essas informações são fornecidas através de um corretor de planos de saúde da sua escolha, por isso é importante, neste momento, tirar todas as dúvidas, ver todas as categorias, quais são os hospitais, clínicas e outros serviços que estão incluídos dentro do plano.

Inadimplência

cada plano tem seus critérios para descredenciar seu associado por causa da inadimplência. Verifique como funciona e a partir de quanto tempo de inadimplência, eles descredenciam e no que isso pode acarretar. A inadimplência, também, pode lhe impedir de adquirir um plano novamente por um curto tempo, verifique essa possibilidade.

Advertisement

Carência e portabilidade

todo plano tem carência para se usar determinadas especialidades. Informe-se de quanto tempo é a carência, quanto tempo você terá que esperar para ter direito a determinadas especialidades e se existe algum tipo de restrição em caso de urgências e emergências. Essas informações são essenciais, porque é através delas que se saberá onde recorrer em momentos de necessidade. É importante saber também que se ao cumprir a carência, se tiver o desejo de migrar para outro plano, é garantido ao usuário não ter mais a necessidade de cumprir a carência novamente, porque essa já foi cumprida num plano anterior. Verifique com o corretor se tem um tempo determinado para fazer isso.

Valores de acordo com a idade

os valores dos planos variam de acordo com a idade e se o plano é individual, familiar ou estudante. Normalmente, os planos feitos em família são mais em conta do que o individual, nesse caso, verifique qual a maior necessidade.

Existem planos que oferecem descontos maiores para estudantes e são mais baratos que o individual e familiar, de acordo com a categoria do plano. Por isso, é necessário fazer uma boa pesquisa com o seu corretor.

Em caso de dúvidas, a ANS (Agência Nacional de Saúde) pode esclarecer algumas dúvidas. A ANS é o órgão responsável pelos planos de saúde. (http://www.ans.gov.br)

Viver de modo previdente

O viver previdente requer cuidarmos de nossas necessidades materiais e espirituais, tendemos a nos preocupar com alimentação e as necessidades familiares, porém a saúde é um dos itens essenciais para um viver previdente, porque sem saúde, dificilmente, alcançaremos nossas metas na vida.

Advertisement

“O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem.” (Arthur Schopenhauer)

Adquirir um convênio médico, além de ser uma boa ideia para um viver previdente assim como todas as coisas, requer cuidado.

Toma un momento para compartir ...

Jacira Silva dos Santos Araujo

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.