Emergência e primeiros socorros: Dicas importantes para lidar com queimaduras

As queimaduras são lesões graves e precisam ser tratadas imediatamente. Saiba como.

1,358 views   |   6 shares
  • As queimaduras precisam de cuidados imediatos. Independentemente do grau da lesão ocorrida, procurar um médico o mais depressa possível é o indicado. Mas você pode ajudar a minimizar as consequências das queimaduras realizando os primeiros socorros, enquanto a ambulância não chega. Para fazer isso, você precisa entender um pouco sobre o que são e como são as queimaduras.

  • As queimaduras são classificadas de acordo com o agente que as provocou e, também, com a profundidade da pele que foi atingida. A primeira classificação diz que essas lesões podem ser provocadas por calor, frio, substâncias químicas e descargas elétricas. Todas elas podem ser de primeiro grau (quando atingem somente as camadas mais superficiais da pele), de segundo grau (quando atingem as camadas mais profundas da derme) ou de terceiro grau (são tão profundas que podem chegar a atingir os ossos).

  • Nas queimaduras de primeiro e segundo graus, a pele fica rosada ou cheia de pintinhas avermelhadas, bolhosa e muito sensível. Já, nas de terceiro grau, a pele fica branca ou carbonizada, seca e anestesiada – as terminações nervosas são destruídas e a pessoa não sente dor.

  • Quanto aos primeiros socorros, no caso de queimaduras de primeiro e segundo graus, a região queimada deve ser colocada debaixo de um jato suave de água fria por dez minutos. Compressas úmidas e frias também são indicadas.

  • Quando as queimaduras forem de terceiro grau, a lesão também deve ser colocada sob água fria, mas respeite o tempo máximo de cinco minutos. Se a área for extensa, ponha a pessoa debaixo do chuveiro, cubra com pano limpo e a transporte para atendimento médico o mais rápido possível. A extensão da queimadura é sempre diretamente proporcional à rapidez com que a pessoa deve ser levada ao pronto-socorro. Ou seja, se mais que 20% do corpo foi queimado, trata-se de uma emergência. Mas se a lesão estiver circunscrita a uma pequena região, você poderá realizar os procedimentos iniciais descritos aqui com mais calma antes de levar a pessoa para o pronto-socorro.

  • Detalhes importantes:

    • Nunca toque a queimadura com as mãos;

    • Nunca fure as bolhas;

    • Nunca tente descolar tecidos grudados na pele queimada;

    • Nunca retire corpos estranhos ou graxa do local queimado;

    • Nunca coloque manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura – somente o médico sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado;

    • Se as roupas estiverem em chamas, a pessoa não deve correr, porque o oxigênio do ar alimenta as chamas e o fogo se alastra. Se estiver sozinha, ela deve deitar no chão e rolar. Se houver alguém por perto, a pessoa deve ser deitada e coberta com um cobertor, toalha ou lençol, de preferência molhados, para abafar o fogo. Se não for possível deitá-la, quem a estiver socorrendo deve jogar água fria no sentido da cabeça para os pés para evitar queimaduras no rosto, brônquios e pulmões;

    • Quando a queimadura for provocada por produtos químicos, a pessoa deve retirar a roupa molhada com o líquido (o que pode ser feito debaixo do chuveiro) e lavar a área atingida com água, por pelo menos cinco minutos.

  • Advertisement
  • Se seguir esses cuidados, você pode ajudar a salvar uma vida. Mas nunca deixe de procurar atendimento médico rapidamente.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.

Emergência e primeiros socorros: Dicas importantes para lidar com queimaduras

As queimaduras são lesões graves e precisam ser tratadas imediatamente. Saiba como.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr