A importância de investir completamente no “negócio” da família

Jamais subestime o valor de sua influência. Onde deseja que sua família esteja em dez ou vinte anos? Os anos de dedicação familiar trarão momentos inesquecíveis que permanecerão para sempre.

Chloe Curtis

Muitos anos atrás, como uma jovem família de três, meu marido e eu conhecemos e fizemos amigos através das atividades de nossa igreja e da comunidade. Ambos reconhecíamos que éramos apenas iniciantes quando veio a paternidade e começamos então a observar as semelhanças e padrões nas famílias que considerávamos bem-sucedidas – não em termos monetários, mas em proximidade uns com os outros.

Tivemos a sorte de estar cercados por várias famílias emocionalmente saudáveis, amorosas e ativas. Não eram perfeitos – regularmente vivenciavam lutas e desafios como todo mundo. Mas pareciam ser bons modelos, algo que estávamos procurando – famílias na rotina do dia a dia que tinham uma dinâmica familiar bem afinada e as competências da paternidade. Podiam assumir um problema, trabalhar com ele e resolvê-lo. Eu me sentia como uma esponja seca pronta para absorver a sabedoria que ganharia com suas experiências.

Uma família teve um impacto particularmente profundo em mim. Além da proximidade e compromisso que eles tinham um com o outro, o pai, um empresário de sucesso, ganhava a vida ao examinar, em grande detalhe, as empresas que estavam lutando para sobrepujar suas dificuldades. Ele analisava a empresa de alto a baixo, explicava seus pontos fortes e fracos aos líderes da organização e, se desejado, o projeto em que a empresa poderia estar em 10 anos. Às vezes, a empresa teria apenas que aceitar suas descobertas e seu trabalho já estaria feito. Em outras ocasiões, os líderes perguntavam se ele poderia elaborar um plano para os próximos 10 anos e, em seguida, procuravam sua ajuda para alcançar os objetivos da empresa. Era um trabalho fascinante. Ficamos intrigados com as histórias que ele contou das empresas que ajudou a transformar.

Era evidente para nós que alguns de seus princípios de organização poderiam ser aplicados a nossa jovem família. Então fomos trabalhar! Começamos a pensar sobre onde queríamos que a família Smurthwaite estivesse em 10 e 20 anos.

Começamos a nos fazer algumas perguntas:

Advertisement

Onde queremos que a nossa família esteja espiritualmente em dez anos?

Como poderíamos alcançar intimidade familiar contínua, confiança e comunicação?

Como poderíamos manter o controle de nossas responsabilidades em casa e no local de trabalho e ainda conseguir tempo para recreação, experiências sociais e desenvolver interesses pessoais e hobbies?

Como poderíamos incentivar os jovens da família a desenvolver uma ética de trabalho e abraçar a aprendizagem?

Tivemos muito a considerar!

Advertisement

Embora a nossa intenção não fosse conduzir nossa família como um negócio, sabíamos que poderíamos usar alguns dos princípios de um modelo de negócios eficaz para ajudar a nossa família a ser mais bem-sucedida. Sabíamos que seria necessário tempo, dedicação e um trabalho a ser amorosamente realizado. Nós também sabíamos que não poderia haver atalhos. As apostas eram altas e teríamos que nos comprometer com o tempo e energia que fossem necessários. Ao longo do caminho, tivemos que aprender a priorizar e equilibrar o básico, largar o desnecessário e manter nossos objetivos de longo prazo à vista.

Trinta e cinco anos de casamento e quatro filhos mais tarde, aqui está o que aprendemos:

Você cometerá erros. Aprenda com eles e altere o seu curso.

Seus objetivos necessitam de avaliação regular; faça disso uma prioridade.

O amor é o elemento mais vital em seu círculo familiar.

Advertisement

Perdoar, admitir as falhas e pedir desculpas rapidamente são elementos cruciais.

Ajudar seu cônjuge e seus filhos a alcançarem objetivos pessoais é enriquecedor e necessário para a estima e o bem-estar emocional de cada um.

Trabalhem arduamente e tenham um desempenho árduo juntos.

Celebrem os sucessos, especialmente os pequenos.

Criem suas próprias tradições e memórias.

Advertisement

O padrão ouro será sempre a inteligência e a sabedoria.

Biscoitos quentes e leite frio realmente ajudam.

Os membros de sua família devem realmente ser os seus melhores amigos por toda a vida.

Uma ou duas décadas de dedicação à família detém milhões de pequenos momentos de ensino que permanecerão nos corações de seus filhos para toda a vida. A infância é passageira, ao passo que a paternidade o acompanhará por anos. Abrace essa viagem e nunca subestime sua influência para o bem, mesmo nos recantos remotos de sua vida.

Nosso amigo, o consultor, sabia muito sobre o resgate de empresas em dificuldades e algo do que ele ensinou nos ajudou como família. Você está disposto a investir em sua própria família? O resto é com você. Decida hoje que você focará em primeiro lugar toda sua energia em sua família e estará disposto a fazer um investimento pessoal e completo em amor e compromisso relacionado a esse encargo sagrado.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Ana Maria Castellano do original The importance of investing yourself fully in the “business” of family, de Chloe Curtis.

Toma un momento para compartir ...

Chloe Curtis

Chloe Curtis trabalha para a Editora Cedar Fort, Inc e posta vários artigos de diversos autores da mesma.