5 sinais de TDAH que você deve estar ciente

TDAH é a sigla que se dá ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. A principal característica da pessoa portadora do transtorno é a dificuldade em concentrar-se e permanecer quieto.

2,419 views   |   21 shares
  • Atualmente, tem se falado com bastante frequência sobre TDAH, mas, você sabe o que é isso?

  • TDAH é a sigla que se dá ao Transtorno do Défict de Atenção e Hiperatividade. É uma doença genética, que aparece na infância e tende a acompanhar o indivíduo por toda a vida adulta. A principal característica da pessoa portadora do transtorno é a dificuldade em concentrar-se e permanecer quieto.

  • O TDAH é um transtorno reconhecido pela Organização Mundial de Saúde - ONU e segundo dados da Associação Brasileira de Déficit de Atenção - ABDA é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes e, em metade dos casos, os sintomas acompanham o indivíduo até a fase adulta. Sendo assim, é muito importante estar ciente dos sinais do TDAH, a fim de que você possa encaminhar a pessoa a um acompanhamento médico e psicológico adequado, se necessário.

  • Sinais de TDAH que você deve estar ciente:

  • 1 - Dificuldade em se concentrar e/ou de manter a atenção ou o foco em alguma coisa. Isso faz com que a ciança, ou adulto, pareça estar sempre inquieta, ansiosa ou insatisfeita.

  • 2 - Normalmente, crianças com TDAH recebem frequentes reclamações na escola por não prestarem atenção às aulas, não concluirem tarefas escolares e falarem constantemente.

  • 3 - Pessoas com TDAH tendem a esquecer das coisas facilmente em diversos aspectos da rotina. Esquecem-se de dar recados, de levar um determinado material para a escola, dentre outras coisas.

  • 4 - A dificuldade em se organizar e planejar rotinas e atividades é bastante comum em portadores do transtorno.

  • 5 - As crianças e adultos com TDAH normalmente são muito inteligentes e criativas, entretanto, possuem dificuldade em demonstrar tal habilidade devido à impaciência, desorganização e constantes esquecimentos.

  • As causas do TDAH podem estar relacionadas a diversos fatores como hereditariedade, substâncias ingeridas na gravidez, problemas na gestação, problemas familiares e outras causas desconhecidas. Seu tratamento se dá através do acompanhamento psicológico e medicamentoso, sendo este último através de neurologista e psiquiatra, e, em alguns casos, faz-se necessário o acompanhamento de um fonoaudiólogo.

  • No tratamento também é muito importante a participação da família, visto que ela é a principal responsável pela rotina de cuidados com a criança, devendo sempre estar atenta às técnicas sugeridas pelos profissionais que acompanham o portador do transtorno. Além disso, é válido ressaltar que as pessoas com TDAH precisam ter uma rotina fixa e confiável o que, no caso das crianças, obriga a escola a ficar atenta às rotinas estabelecidas em sala de aula.

  • Advertisement
  • Em todos os casos é fundamental compreender que, apesar do transtorno dificultar o aprendizado e a vida social da criança ou adolescente, é perfeitamente possível que ele tenha uma vida normal, desde que receba o devido acompanhamento.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Tahiana Andrade S. Borges é psicóloga clínica e especialista em Gestão de pessoas. É escritora free-lancer de sites e blogs, escrevendo sobre assuntos relacionados à Psicologia e Comportamento Humano.

5 sinais de TDAH que você deve estar ciente

TDAH é a sigla que se dá ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. A principal característica da pessoa portadora do transtorno é a dificuldade em concentrar-se e permanecer quieto.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr