Como lidar com uma criança que está faltando à escola

Como lidar com uma criança que está faltando ? escola.

586 views   |   shares
  • A educação é o melhor tesouro que podemos deixar para nossos filhos. A educação não fica velha nem estraga, ela é eterna. Mas não é nada fácil educar uma criança, principalmente, os pequenos em idade escolar. É um verdadeiro problema quando os nossos filhos não querem ir para a escola, gerando em nós, pais, verdadeiras avalanches de dúvidas.

  • Conheça a escola

  • É muito difícil entender o porquê de um filho não querer ir à escola. Sei que muitas mães ficam se perguntando o porquê disso tudo, será que ele está sendo maltratado ou está sofrendo algo? Será que algum amiguinho está batendo, está sofrendo bullying? O ideal é procurar a direção da escola, falar do problema e procurar saber o que realmente pode estar acontecendo. Procure saber como está o comportamento do seu filho, como é a sua relação com o professor, procure envolver a família na solução do caso, pois quando a família e a escola trabalham juntas fica mais fácil envolver seu filho nas atividades escolares e trazer de volta o prazer perdido. Também, é valioso conhecer a escola, sua proposta pedagógica, seu corpo docente. Uma dica é jamais falar mal dos professores do seu filho, pois estará incentivando-o a tirar a paz da sala de aula. Eu acredito muito que os professores são bons e as crianças também.

  • O meu filho de 4 anos não queria ir à escola e fiz uma verdadeira investigação. Ao deixar ele no portão era aquela luta, mas ao virar as costas, ele acalmava e ficava feliz, brincava com os amiguinhos e quando eu ia buscá-lo nem lembrava que não queria ir para a escola, estava todo contente, cheio de novidades para contar. Comecei a observar que ele sempre jogava videogame antes de ir para a escola e percebi que ele não queria parar de jogar. Então, a solução foi não deixar mais ele jogar videogame antes de ir para a escola, dessa forma, ele nem se lembra do videogame e vai para a escola alegre e satisfeito.

  • Conheça seu filho

  • Toda mãe conhece seu filho, sua forma de agir, se fala a verdade, se mente ou se está planejando algo, portanto, converse com ele, sempre pergunte como foi na escola, o que aconteceu que ele gostou, se aconteceu algo que ele não gostou. Todos os dias, converso com meus filhos assim que pego eles na escola e faço essas perguntas.

  • A educação é um direito das crianças e os pais devem ajudá-las a trilhar o caminho de forma proveitosa e prazerosa.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.

Como lidar com uma criança que está faltando à escola

Como lidar com uma criança que está faltando ? escola.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr