Enxergando a alma por trás do tamanho: Como conversar com suas crianças sobre seu peso

Falar com as crianças sobre o peso delas pode ser difícil e exige muito tato, amor e empatia.

825 views   |   shares
  • "Você já comeu bastante Jennie" era tão comum ouvir isso em casa quando eu era criança. Se peso é um assunto delicado para os adultos, imagine como é difícil para as crianças terem que engolir a "conversa sobre o peso." Agora que eu sou mãe, sei que falar com as crianças sobre o seu peso pode nos fazer sentir andando em uma corda bamba. Você precisa deixar claro suas preocupações, sem deixá-los sentindo-se deprimidos ou sozinhos. Mantenha essas dicas em mente ao ter a discussão sobre peso.

  • Escolha o momento adequado

  • Ninguém gosta de ser publicamente criticado, portanto, mantenha os comentários sobre o quanto a criança está comendo - ou não comendo - para si mesmo e aguarde um momento adequado para tocar no assunto. Eu gosto de conversar profundamente com meus filhos antes deles dormirem, quando então ficamos sós. É um bom momento para falar, uma vez que estão normalmente ansiosos para ficarem acordados até tarde. Neste cenário, eles tendem a estar mais receptivo às suas opiniões.

  • Não projete nas crianças seus próprios receios

  • Como pais, nós nunca queremos que nossos filhos cometam os mesmos erros que nós. No entanto, projetar os nossos receios sobre a imagem corporal em crianças com problemas de peso, coloca uma pressão injusta sobre elas. Evite frases como "Eu só não quero que as pessoas zombem de você (...)" invés disso, pergunte "Como você se sente sobre o seu corpo?" Ouça suas histórias com amor. Não parecendo chocado com o que ouve.

  • Enfatizar a saúde

  • Em vez de soar em tom de palestra, faça da sua conversa uma discussão sobre saúde e bem-estar. Foque nos diferentes aspectos do corpo humano que necessita de atenção incluindo o conhecimento, exercício, descanso, nutrição e higiene. Pergunte a eles o que eles gostam e não gostam sobre alimentação e exercício. Faça uma lista de coisas que eles gostam. Em seguida, refiram-se a essa lista quando o assunto for saúde. Enfatizar que na saúde, como em todas as coisas, a moderação é a chave.

  • Dar exemplo e incentivo

  • Assumir a responsabilidade por seu exemplo - saudável ou não. Comprometa-se a fazer as mudanças necessárias e incentive-os a fazerem o mesmo. Como o poeta alemão Goethe disse, "Correção faz muito, incentivo faz muito mais."

  • Fortalecer sua autoestima

  • Ensinar-lhes frases que expressem sentimentos sobre auto-imagem pode reduzir o fardo de uma criança. Frases como: "Eu não sou o meu peso", "Eu sou uma garota forte", e "Eu estou cheio de coisas boas" vão ajudar as crianças a lidar com os sentimentos de inadequação. O especialista em fitness e criador do treino P90X, Tony Horton, nos lembra: "Faça o seu melhor e esqueça o resto!"

  • Advertisement
  • Liza, mãe de seis filhos - dois dos quais lutam com problemas de peso, sugere ajudar as crianças a identificar como elas estão se sentindo antes de darem a primeira mordida. Incentive-as a se perguntar: "Será que estou comendo, porque eu estou com fome ou, simplesmente, estou entediado, cansado, ansioso ou me sentindo fragilizado?" Você também poderia perguntar: "Será que não estou comendo, porque eu estou tentando controlar algo?”

  • Uma vez que você estabeleceu com a criança a base para a boa saúde, observe seu progresso. Se a criança parece estagnada pode ser necessário considerar fatores como depressão, ansiedade, abuso ou algum distúrbio alimentar. Não hesite em procurar ajuda profissional, se necessário.

  • Veja a alma por trás da aparência

  • As crianças que estão abaixo do peso ou com sobrepeso, geralmente, sabem disso. Elas são todas muito familiarizadas com frases como "puro osso", "tripa seca" ou "baleia", "rolha de poço". Expresse seu amor, deixando que elas saibam que não são um número em uma balança. Elas valem muito mais do que isso. Isso é como um presente que você dá a uma criança que luta com um problema de peso. Elas precisam saber que você vê a alma por trás de sua aparência. Você está lá para ajudá-las a verem isso.

  • Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Seeing the soul behind the size: How to talk with kids about their weight, de Jen Savage.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Jen Savage trabalha com planejamento de eventos e é a chefe de seu lar.

Enxergando a alma por trás do tamanho: Como conversar com suas crianças sobre seu peso

Falar com as crianças sobre o peso delas pode ser difícil e exige muito tato, amor e empatia.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr