10 coisas para fazer para se preparar para a faculdade

10 coisas para fazer para se preparar para a faculdade

Carla Pinheiro Alves

Entrar na faculdade deixou de ser sonho para virar realidade para muitos brasileiros. A ajuda de programas sociais como PROUNI ,FIES eSISU e as facilidades de pagamentos em instituições privadas incentivaram e facilitaram o acesso de diversas classes sociais ao ensino superior, muitos até já usufruem do benefício. No entanto, uma coisa não mudou: os interessados em ingressar em uma universidade pública ou particular precisam estudar e muito para garantir a bolsa do PROUNI ou para conseguir passar no vestibular que é exigido por todas as universidades.

1-Preparação

Para entrar na faculdade é preciso preparação. O ideal é fazer um bom cursinho que lhe dará uma base nas disciplinas e apoio no aprendizado. Estude muito e com afinco para obter o melhor resultado que é a sua aprovação.

2-Estude em grupos

Estudar em grupo é muito válido, pois você conseguirá ir mais longe com a garra que o grupo tem, tracem metas de estudo diário, façam provas anteriores das universidades que queiram ingressar, façam simulados e boa sorte.

3-Inscrições

Esteja atento ao período de inscrição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), ele mede a qualidade do ensino médio e é aceito como vestibular em várias universidades, e por meio desse as bolsas do PROUNI são distribuídas. Também, esteja atento ao período de inscrição do vestibular da universidade em que pretende ingressar, observe também os prazos para solicitar o FIES e obtenha mais informações na faculdade que queria estudar.

4-Teste vocacional

O teste vocacional é de grande valor, ele pode ajudá-lo a escolher uma carreira, pois muitos universitários desistem de seus cursos por não se adaptarem ou não gostarem, então, faça um bom teste, pesquise e obtenha mais informações sobre o curso que quer fazer.

Advertisement

5- Escolha a universidade

Tão importante quanto escolher o curso é escolher a universidade, portanto, pesquise bem a faculdade, seu nível de ensino, corpo docente, instalações, distância da sua residência, preço e o custo benefício, peça informações a conhecidos que estudaram lá e verifique na internet se há algum tipo de denúncia contra ela. Lembre-se de que ela será sua parceira durante anos e dela dependerá a qualidade da sua formação, por isso, faça uma ponderada avaliação.

6-Vestibular

Para entrar na faculdade tem que se passar pelo vestibular e não há como fugir dele, pois todas as universidades o aplicam. Algumas dicas para o dia do exame:

  • Prepare-se estudando com antecedência.

  • Verifique as linhas de ônibus ou percurso de carro até a prova.

  • Tempo do percurso.

    Advertisement
  • Verifique documentos e material para fazer a prova.

  • Leve uma garrafinha de água e chocolates ou barra de cereal.

7- Curso de idiomas – intercâmbio

Cada vez mais necessário e exigido no mercado de trabalho, o curso de idiomas é o diferencial de muitos no mercado de trabalho competitivo. Procure concluí-lo no ensino médio, procure fazer um intercâmbio, se possível, antes da faculdade para não ser preciso fazê-lo durante ou depois da faculdade. Se você terminou o ensino médio e quer ingressar no ensino superior agora, não tem problema, mas estude um idioma, paralelamente, a faculdade.

8-Priorize seu tempo

Agora que vai entrar na faculdade é bom fazer um cronograma que priorize seu tempo para ela. Dedique-se com afinco ao curso que escolher, dê prioridade as aulas, estude em casa e evite as faltas desnecessárias, tenha muito cuidado, as faltas reprovam.

9-Carteira de habilitação

Não é exigido na faculdade, mas é sempre bom ter em caso de necessidade, como para se deslocar até a faculdade ou em uma emergência, também, é necessário porque após o ingresso na faculdade, o fator tempo ficará curto, então, é algo para se fazer antes da faculdade.

Advertisement

10-Organização financeira

Organize-se financeiramente para que consigas concluir seu curso, mesmo que tenha uma bolsa de estudo, estudar requer investimento financeiro, são gastos com transporte, material escolar, livros, calculadora científica e computadores.

Tire proveito dessas dicas, prepare-se e boa sorte na faculdade.

Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.