Orientação aos filhos: Namoro na adolescência

Os pais precisam estar muito próximos de seus filhos adolescentes, mantendo diálogo constante no sentido de orientá-los em relação ao namoro.

42,128 views   |   134 shares
  • O namoro na adolescência representa uma etapa importante para o ser humano, pois é nesse período que se inicia a atração pelo sexo oposto. Os enamorados desenvolvem grande entusiasmo e alegria pela vida e isso contribui grandemente para o desenvolvimento da personalidade. Para o adolescente é um momento essencial para alimentar a autoestima e o bem-estar físico e mental.

  • Assim, mesmo que de início seja uma experiência desconfortável, o melhor a fazer é apoiar e orientar os filhos nessa situação. A tarefa não é fácil e exige muito equilíbrio. Assim, toda tranquilidade é importante para que seu filho compreenda que pode contar com você para dividir suas dúvidas e preocupações.

  • Pensemos em algumas ações práticas:

  • 1- Proximidade

  • A adolescência é um período muito conturbado para seu filho, marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. É, portanto, fundamental que você esteja muito próximo dele. Para estreitar a relação com seu filho é preciso manter construtivo e sincero diálogo, acostumando-se a falar sobre tudo com ele.

  • 2- Diálogo

  • Os pais costumam ter dificuldades em conversar com os filhos adolescentes e acabam transformando esse momento em verdadeiros sermões. Então, falam compulsivamente, acreditando que dessa forma estão orientando seus filhos, no entanto, adolescentes têm pouca paciência para isso e não absorvem quase nada do que é dito. Portanto, não se esqueça de ouvir seu filho com atenção, promovendo verdadeiro diálogo. Isso além de apoiar seu filho ainda lhe dará as bases nas quais ele precisa ser mais cuidadosamente orientado.

  • 3- Namoro

  • Demonstrar que o namoro é algo natural é a base que você precisa para orientar seu filho. Com toda razão, o que mais preocupa os pais no namoro dos seus filhos adolescentes é o ato sexual. Para muitos pais é ainda difícil conversar sobre isso, mas é imprescindível superar esse obstáculo, já que fazer de conta que não existe essa possibilidade corresponde a grande perigo. Para facilitar as coisas comece falando sobre temas interessantes para os jovens, como música, TV, passeios e amigos da escola, por exemplo.

  • 4- Autoridade

  • Não há a menor dúvida de que você deve conquistar a amizade de seu filho, mas é preciso cuidado para não confundir os papéis e perder a autoridade de pais. Tem muitos pais que por desejarem a amizade de seus filhos, esquecem o papel principal deles nessa relação. É preciso que haja bom senso! É importante que seu filho tenha os seus próprios amigos e é muito natural que, em alguns momentos, prefira dividir com eles seus pensamentos. Mas é fundamental que haja entre vocês um bom canal de comunicação para que nos momentos cruciais ele saiba que o melhor é recorrer a você.

  • Advertisement
  • 5- Posicionamento

  • Levando sempre em consideração que a adolescência é um momento de grandes descobertas, a proibição não é a melhor forma de lidar com o assunto. O ideal é a orientação equilibrando liberdade e limites. Esse também é o momento de relembrar valores familiares.

  • Viva suas crenças e ensine seus filhos pelo exemplo. A harmonia no lar traz naturalidade à vida e apreciação ao progresso da idade.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Orientação aos filhos: Namoro na adolescência

Os pais precisam estar muito próximos de seus filhos adolescentes, mantendo diálogo constante no sentido de orientá-los em relação ao namoro.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr