A arte de recomeçar: Como se livrar do medo de amar

Determinar os fatores do medo de amar pode ser muito interessante na busca da autoconfiança e na superação.

Suely Buriasco

A falta de uma estrutura psíquica que permita entregar-se a um relacionamento amoroso associada a sofrimentos e abusos de confiança representa o temor de se entregar e perder o controle da situação.

É, portanto, essencial ter consciência dos medos e dificuldades no sentido de buscar se livrar deles e viver a plenitude de um amor.

Rejeição

O fracasso em relacionamentos anteriores e até mesmo o sentimento de rejeição vividos na infância e adolescência podem levar adultos a desenvolverem medo de entregar-se ao amor e, assim, tornarem-se vulneráreis. A rejeição é um forte impacto na autoestima porque a pessoa rejeitada busca uma explicação e acaba, inconscientemente, sentindo que tem algo de errado com ela mesma. A rejeição é um fator tão destruidor na vida de uma pessoa que além de medo de sofrer novas frustrações, não raramente a pessoa se envolve em emoções de mágoa e raiva.

Autoestima

Ao invés de continuar se prejudicando, o recomendável é focar no principal: você mesmo. Todos os esforços devem ser desprendidos no sentido de melhorar a autoestima; ajuda profissional é muito importante. Um terapeuta pode auxiliar muito na identificação dos motivos do medo. De qualquer forma, sempre é possível começar um trabalho de autoajuda, valorizando sinceramente a si mesmo e a vida como um todo. O culto da gratidão pelas belezas da vida é um antídoto poderoso contra a autodepreciação.

Aprendizado

Mudar a maneira de encarar as dores sofridas é muito importante; usar as experiências vividas para fortalecer-se diante da vida pode ser um grande diferencial na busca da autoconfiança. E, a partir disso, abrir-se para novas possibilidades. Trazer a questão para o racional também é interessante; poucas pessoas há no mundo que não tenham sido, de alguma forma, rejeitadas; espelhar-se nas que superaram e voltaram a amar é grande inspiração. O fato é que existe a possibilidade de transformar a dor e o medo em aprendizado e essa é a grande escolha a ser feita!

Advertisement

Libertação

Lembrando Martha Medeiros: “Que corajosos somos nós, que apesar de um medo tão justificado, amamos outra vez e todas as vezes que o amor nos chama, fingindo um pouco de resistência mas sabendo que para sempre é impossível recusá-lo“. O medo de amar é, pois, mais comum do que se imagina e a superação também. Para tanto, basta que se esteja disposto a enfrentar-se a si mesmo num delicado processo de autoajuda. Para curar emoções e conquistar a liberdade de amar novamente há que se confiar muito mais em si próprio do que no outro.

Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência“. Augusto Cury

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.