Ensinando valores: Sejam pais e mães presentes

Ter com frequência um momento em família para conversar e aprender uns com os outros pode ser a melhor ocasião para ensinar os filhos a serem boas pessoas, bons cidadãos, bons vizinhos.

1,547 views   |   shares
  • O simples fato de uma família reunir-se por alguns momentos em uma periodicidade semanal ou quinzenal para conversar, aprender juntos e tomar decisões familiares unida traz uma grande diferença na educação das crianças, principalmente, quando essa reunião familiar é feita com constância desde que os filhos são pequenos.

  • Neste momento, é possível ensinar-lhes a diferenciar o certo do errado. Trata-se de uma boa ocasião para que eles possam aprender a serem boas pessoas, bons cidadãos, bons vizinhos e, consequentemente, aprenderem a fazer boas escolhas em seu futuro.

  • Estar sempre presente

  • Reunir-se em família é algo antigo, onde mesas enormes reuniam famílias numerosas, e todos podiam desfrutar de bons momentos juntos, conversando, discutindo assuntos críticos, cantando, brincando. Com o passar dos tempos, por infelicidade, outras coisas tomaram o lugar desse importante momento familiar, o trabalho, a televisão, a internet tiveram prioridade sobre a família, mas ainda há tempo de corrigir o erro e retomar o tempo dedicado para a família.

  • Uma reunião familiar pode ser algo simples, porém é um momento precioso para que as crianças aprendam com seus pais a serem pessoas valorosas no futuro. Eles precisam, desde cedo, entender a importância de algumas regras e leis, e esse momento é ideal e propício para ensinar-lhes. Algumas regras sociais e leis podem ser observadas e aprendidas pelo exemplo, tal qual uma criança que desde cedo aprende as leis do trânsito quando observa que seus pais respeitam o sinal vermelho, ou nota seus familiares praticarem o voto em épocas de eleição. Já outras normas sociais precisam ser ditas e reforçadas sempre que possível.

  • Dar o exemplo

  • Por acharem que se trata de um assunto difícil e de pouca importância para uma criança, algumas famílias tendem a negligenciar este ensino no lar e esse ato acaba prejudicando o adolescente e mais futuramente o adulto que ele irá se tornar. Ao contrário do que possa se pensar, não é apenas dever da escola tratar de leis, esse é um assunto importante e deve ser iniciado no lar.

  • É dever dos pais ensinar seus filhos a serem melhores pessoas, a respeitarem as leis, serem honestos, íntegros, a sociedade com certeza agradecerá no futuro.

  • Ainda é possível resgatar um tempo familiar semanal para estar junto da família. Não há nada que possa lhe impedir se você realmente quiser. Não há nada mais importante do que o elo familiar. Ter esse momento juntos significa aprender e ensinar, traz progresso familiar e individual e não custa nada.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

Ensinando valores: Sejam pais e mães presentes

Ter com frequência um momento em família para conversar e aprender uns com os outros pode ser a melhor ocasião para ensinar os filhos a serem boas pessoas, bons cidadãos, bons vizinhos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr