Casamento
    Filhos
    Superação
    Saúde

Bom humor: Como responder positivamente as perguntas das crianças sobre casamento

Dicas de como falar com.as crianças a respeito de alguns assuntos sobre o casamento.

Fernanda Ferraz

As crianças são bem inteligentes, estão sempre “antenadas” e fazendo mil perguntas. Algumas vezes as perguntas até são engraçadas, mas também podem gerar um certo desconforto nos pais. E quando essas perguntas referem-se ao casamento? Como falar e o que dizer?

Verdade e linguagem

Mentira nenhuma deve ser contada para as crianças. Seja sempre verdadeiro e informe sobre os conceitos corretos, usando linguagem adequada e simples, de acordo com cada faixa etária.

Por que isso ou por que aquilo?

As crianças podem fazer inúmeras perguntas sobre diversos assuntos, mas tente ser objetivo e preciso nas respostas. Quanto mais simples, melhor.

Fale de forma positiva

Fale sempre de forma positiva e bem-humorada. Sempre que for questionado a respeito dos papéis e responsabilidades no casamento, não demonstre irritação. Ao falar sobre esses assuntos, demonstre confiança e alegria.

Diga o quanto é bom

Quando seu filho fizer qualquer pergunta sobre casamento, conte como é bom e correto estarem casados e fazerem parte de uma família. Diga o quanto são felizes por estarem casados e terem os filhos que possuem. Diga quão gratos são por formarem uma família e por se amarem mutuamente. Explique que estar com a família é o maior presente.

Advertisement

Sexo

Seu filho pode começar a fazer perguntas difíceis sobre sexo. Por exemplo: “Como eu nasci?”. E você pode ficar confuso e com medo de não saber responder adequadamente. Um conselho válido é falar de forma simples. Não é necessário dar detalhes. Alguns psicólogos afirmam que a criança começa a ter uma melhor compreensão a partir dos 10 anos. Por isso, não é necessário muitas palavras ou descrições. O que pode acontecer quando se dá muitas explicações é acabar confundindo ainda mais a criança, fazendo com que ela faça ainda mais perguntas sobre assuntos desnecessários para a sua idade. Diga que ele se formou no ventre da mamãe, cresceu e se desenvolveu, e depois de algum tempo nasceu, trazendo muita felicidade. Não é necesário falar sobre a história da cegonha, ela não é verdadeira. Diga que através do amor tão grande do papai e mamãe, ele foi gerado na barriga.

Além das explicações

Além das explicações, demonstre amor por seu cônjuge no dia a dia. Isso ainda é mais forte do que qualquer palavra que possa descrever a importante relação do casamento.

Seja carinhoso(a)

Ao conversar com a criança, seja carinhoso(a). Não demonstre irritabilidade ou falta de interesse sobre as questões que seu filho tem dúvida. Demonstre amor ao falar e ao descrever. Dê a devida importância e converse bastante se for preciso. É melhor que os pais ensinem de forma correta do que aprender na rua de maneira incorreta. Nunca diga que não tem tempo para responder ou não sabe (a menos que de fato você não saiba). Se este for o caso, informe-se sobre o assunto ou peça ajuda.

Por que vocês brigam tanto?

Se seu filho lhe fizer essa pergunta, é bom avaliar sua conduta no relacionamento conjugal. As crianças percebem tudo, inclusive coisas que, muitas vezes, passam despercebidas para nós. Portanto, explique a seu filho que papai e mamãe se desentenderam, mas que está tudo bem e que não precisa se preocupar. A criança pode achar que as brigas entre os pais estão relacionadas a ela, por isso é tão importante esclarecer. Lembre-se, usando linguagem simples e amável.

Sorrir

É preciso sorrir ao conversar com seus filhos e ter bom humor, já que trata-se de um assunto tão especial. Foi e é através desta relação sadia e amorosa entre marido e mulher que os filhos de Deus podem vir ao mundo.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.

Advertisement

Ideias de presentes para o Dia das Mães que vão encantar a sua

6 tradições antigas que deveríamos resgatar para sermos mais felizes

Ataque às escolas e videogames, a relação que não se confirma

Pequenos detalhes, grandes resultados

Pressão arterial: 15 maneiras naturais de controlá-la

4 problemas comuns na adolescência

Como influencia o mês de seu nascimento em sua personalidade e temperamento, segundo a ciência

Constipação: 10 remédios naturais para tratar

O déficit de atenção de uma criança pode estar relacionado à idade da mãe, segundo um estudo

3 maneiras de fazer bullying com seus filhos

Los Artículos Más Buscados

  1. 240 nomes COMPOSTOS – clássicos e modernos – para meninos e meninas
  2. 30 dinâmicas e brincadeiras para crianças e jovens
  3. 6 remédios que podem lhe matar (você tem eles dentro de sua casa)
  4. 11 brincadeiras para divertir os adolescentes
  5. Desafio dos 40 dias: Casamento à Prova de Fogo
  6. 8 coisas que os homens SÓ fazem com a mulher que amam
  7. 5 sinais de que seu marido não lhe ama mais
  8. 7 métodos supereficazes e caseiros para saber se você está grávida agora, sem gastar dinheiro em um teste
  9. Dor na região do útero: 5 sinais de que algo não vai bem
  10. Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis
Advertisement
Facebook
Seguir
18,235,315
Twitter
Seguir
3,881,246
Pinterest
Seguir
491,879
Instagram
Seguir
52,600
YouTube
Seguir
35,503
RSS Patrocinadores Términos de uso Privacidad Não Vender Meus Dados Diretrizes da Comunidade Patrocinadores Anuncie PKV DominoQQ BandarQQ Judi Bola

Familia.com.br não fornece aconselhamento financeiro, legal ou médico. Por favor, consulte um profissional. Veja informações adicionais

© 2025 Copyright Familia. Todos os direitos reservados

Close Ad