Como demonstrar amor aos familiares que não conhecemos bem

É cada vez mais valioso e importante cercar-se de pessoas especiais, pelas quais cultivamos sentimentos. Isso torna os problemas mais fáceis e a vida mais leve.

Renata Finholdt

As raízes familiares são sempre algo de muito valor. Saber sobre nossos antepassados e até mesmo conhecê-los é uma experiência rica e única, afinal, a história de vida deles é um pedaço de nossa própria história.

Algumas vezes, é possível, na busca sobre a genealogia, encontrar alguém que mesmo sendo parte de sua família não é tão próximo, mora mais longe, às vezes até em outro país, ou é parte de algum ramo da família que está mais afastado de seus familiares imediatos pelas circunstâncias da própria vida e, simplesmente, vocês não têm muito contato. Isso é muito comum.

Mesmo assim, é possível aprender sobre ele, conhecê-lo melhor, respeitá-lo e amá-lo como parte da família. Há coisas entre vocês que são compartilhadas, talvez os mesmos bisavós ou avós, histórias de décadas que têm vocês como herança. Algo que os aproxima.

Se isso aconteceu com você, se tem um familiar que não conhece bem:

  • Tente se comunicar com ele por mais vezes, ouvir suas histórias, saber suas opiniões, conhecer seus laços familiares, seus gostos. Isso com certeza fará com que sejam mais próximos.

    Advertisement
  • Conte sobre você, sua história de vida, sobre o que gosta de fazer, sobre sua família imediata, para que ele possa conhecê-la um pouco mais.

  • Marquem algumas atividades juntos, pode ser um simples jantar em sua casa, uma noite de pizza, uma data importante para você, como um aniversário, para que possam se sentir parte da mesma família. Momentos alegres e descontraídos tendem a aproximar as pessoas.

  • A internet, também, pode ser uma ferramenta de aproximação de pessoas, aproveite esse recurso, veja e comente as fotos de seu familiar, troquem e-mails com fotos antigas do restante da família.

  • Apresente-o a outros familiares para que também o conheçam e possam, assim como você, estarem mais próximos.

  • Lembre-se do aniversário dele e parabenize-o. Todos gostam de ser lembrados, ainda mais pelas pessoas da família. Isso é uma forma de demonstrar carinho e apreço.

    Advertisement
  • Sempre que a oportunidade lhes permitir, estejam juntos, não há nada mais importante nesta terra do que a instituição familiar, é nela, por ela e através dela, que se criam experiências que ficarão para sempre.

Aproveitem, desfrutem os momentos juntos e aproximem-se. É cada vez mais valioso e importante cercar-se de pessoas especiais, pelas quais cultivamos sentimentos. Isso torna os problemas mais fáceis e a vida mais leve.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.