Como ensinar sobre o amor aos adolescentes

Quando um adolescente aprende sobre o amor, ele aprende a se defender dos falsos sentimentos e descobre a essência e dimensão do que é o verdadeiro sentimento do amor.

1,736 views   |   2 shares
  • Ensinar sobre o amor, principalmente aos adolescentes, exige respeito, paciência e compreensão sobre o assunto. No caso, compreender o que é o perfeito amor, já que o amor é um dos sentimentos mais almejados por todos os seres humanos, talvez porque ele seja a porção mágica da felicidade, como diz o escritor Mário Quintana:"Espalhe que o amor não é banal. E que, embora estejam distorcendo o sentido verdadeiro dele nos tempo modernos de hoje, ele existe e é o ingrediente mais importante da vida, a própria porção mágica da felicidade."

  • Não existe uma maneira mais eficiente de se ensinar sobre esse amor ao adolescente do que contar histórias e experiências vividas pelos próprios pais, como também por familiares e amigos, porque essas histórias serão como um cenário de um filme na mente deles e será mais fácil de serem lembradas por eles. O exemplo dos pais é de fundamental importância também, porque com seus exemplos de erros e acertos, seus filhos saberão reconhecer o verdadeiro amor em sua pureza. Desse modo, o adolescente distinguirá o amor da paixão desenfreada e aprenderá a proteger-se contra as avalanches das paixões e confusões mentais pelas quais muitos dos adolescentes passam por não conhecerem o verdadeiro sentimento do amor, e por fim, acabam entrando em tristeza e frustrações.

  • É natural que muitos pais, quando vão ensinar seus filhos, fiquem nervosos ou ansiosos, porque se preocupam como vão abordar o assunto e o que devem dizer, até porque em alguns casos, seus filhos já estão envolvidos em algum tipo de relacionamento e não sabem discernir se é amor ou algum outro sentimento. É importante que, nesse momento, o pai ou a mãe demonstre coragem, mais paciência e respeito pelo sentimento de seu filho para que ele possa sentir seu amor e tenha maior disponibilidade de conversar com você sobre o assunto. Para os pais que não estão nessa mesma situação, eles precisam saber que quanto antes conversarem com seu filho adolescente, o amor será melhor. Não será numa única conversa que você vai ensinar tudo sobre o amor, mas em muitos momentos do cotidiano do adolescente. Vamos ver alguns passos que podem ser seguidos e ajudarão vocês, pais, a falarem sobre o amor com seu filho:

  • Aprenda sobre o amor

  • Todo pai precisa aprender sobre o que é o amor, ninguém vai ensinar o que não sabe e o que não pratica. Busque em livros, sites na internet que falem o que é o amor em sua dimensão. Sugestões de livros para ler: Amor, sentimento a ser aprendido de Walter Trobisch; o livro deI Coríntios 13 na Bíblia sagrada tem uma definição sobre o verdadeiro amor.

  • Advertisement
  • o amor é além de tudo amar-se

  • Explique para ele que o amor é além de tudo amar-se e não anular-se apenas e fazer só a vontade da outra pessoa, porque o verdadeiro amor preocupa e respeita a opinião e a vida da outra pessoa e não satisfaz apenas seus caprichos.

  • amor é também amizade

  • Fale para ele que amor é também amizade. Seja amigo de seu filho, não cúmplice."Filhos. Ame-os, oriente, ajude e sempre seja seu amigo, eles são eternos." (Autor desconhecido)

  • Seja um exemplo de amor

  • , servindo aos outros ao seu redor, para que seu filho veja seu exemplo e você possa falar para ele descontraidamente: "Filho, amar também é servir ao próximo!"

  • Reserve um tempo para que seu filho sinta o amor

  • A família de um amigo meu, em algumas vezes nos anos, fazia o tempo para o amor. Os pais reuniam todos os seus filhos em um acampamento, eles passavam o tempo brincando juntos e observando a natureza. À noite, eles se reuniam e o pai da família recitava uma benção individual para cada filho com palavras amorosas e expressando os melhores sentimentos do coração. Nesse momento, ele explicava que os amava com suas ações.

  • Agora é sua vez. Converse ou tente iniciar o hábito de conversar para que se aproximem um pouco mais com seu adolescente ainda hoje. E não desanime se a primeira tentativa falhar. Você notará que dessa prática nascerá mais união, ele se sentirá mais amado, e muitos sentimentos negativos serão evitados. 

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

Como ensinar sobre o amor aos adolescentes

Quando um adolescente aprende sobre o amor, ele aprende a se defender dos falsos sentimentos e descobre a essência e dimensão do que é o verdadeiro sentimento do amor.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr