Educação vem de berço: Agindo com boas maneiras em relação aos filhos

Educação vem do berço quando em casa o que é ensinado é vivido. Como? Leia neste artigo.

Carla Pinheiro Alves

É verdade que a mulher é o termômetro do lar, ela é o equilíbrio, é quem define os padrões de comportamento das crianças. Boa parte das regras e as boas maneiras são parte desses ensinamentos, e qual pai ou mãe não sonha com crianças educadas e bem comportadas?

É como a velha frase que diz “A palavra ensina, mas o exemplo arrasta”, e ensinar pelo exemplo é um das formas mais eficazes das crianças aprenderem.

“Os filhos são verdadeiros reflexos dos pais.”

Agir com boas maneiras com os filhos é muito importante, vital, prazeroso e demonstra o nosso amor por nossos filhos, nosso controle e equilíbrio, gerando, assim, crianças mais equilibradas e seguras. Quando agimos com boas maneiras, demonstramos respeito e educação por nossos filhos, dessa forma, as crianças são mais receptivas aos nossos ensinamentos, demonstram mais felicidade, pois aprendem pelo exemplo de seus pais e passam a agir da mesma forma, pois os pais são seus grandes super-heróis e tudo que eles fazem é sempre o correto para eles, portanto, pais, muito cuidado com o seu exemplo.

“Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer, não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

Advertisement

Dicas de como agir com boas maneiras

  • Não bata em seu filho.

  • Baixe o tom da voz ao falar com ele.

  • Não implique.

  • Não humilhe ou ridicularize-o.

  • Corrija com paciência.

    Advertisement
  • Peça desculpas ao agir mal, errado.

  • Seja paciente.

  • Demonstre amor.

  • Reconheça as coisas boas que ele faz.

Agir com boas maneiras com os filhos nada mais é que demonstrar seu amor e seu respeito. Sabemos que algumas crianças são um verdadeiro desafio para os pais e, por outro lado, os pais, às vezes, cansados, querendo resolver a situação, acabam perdendo a paciência com seus filhos, faltando com o respeito, gerando, muitas vezes, feridas incuráveis. No entanto, acredito que é preciso mais paciência dos pais para exercer essas qualidades e agir melhor com os filhos. Uma das formas de aprender é pedindo ajuda ao nosso Pai celestial através da oração e aprender com o exemplo do Salvador Jesus Cristo que era manso como uma ovelha.

Advertisement

“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.” (Coelho neto)

O lar pode e deve ser uma extensão do céu, e é nosso dever como pais transformar o nosso lar nesse lugar que é tão esperado por tantas pessoas. Um lugar onde exista respeito, segurança, amor, equilíbrio, um porto seguro para onde nossos filhos e familiares possam sempre buscar e encontrar conforto, refugiando-se num lugar de paz.

Toma un momento para compartir ...

Carla Pinheiro Alves

Gosto da boa literatura, dos mais diversos assuntos principalmente quando são relacionados à família e seu desenvolvimento. Sempre procuro ler e escrever, amo estar com minha família e dedicar tempo ao meu marido e a cada um de meus filhos.