Conhecendo melhor o diabetes de seu filho (tipo 1)

O diagnóstico de diabetes tipo 1 pode ser assustador. Mas, você não está sozinho no diagnóstico e tratamento de seu filho.

Michelle Schultz

Embora, muitos diabéticos levem vidas normais, essa não é uma doença que pode passar despercebida ou não ser tratada. Em crianças, o diabetes é a quinta causa de morte; uma em cada três crianças nascidas hoje terá diabetes em alguma época de sua vida, de acordo com a Children’s Diabetes Foundation.

A cada ano mais de 13 mil crianças são diagnosticadas com diabetes tipo 1. É uma das doenças mais comuns nas crianças em idade escolar, sendo mais frequente o do tipo 1. Esse tipo requer que a criança faça uso de insulina, geralmente, através de injeção ou bomba.

Reconhecer os sintomas de tipo 1 é muito importante. Os sintomas incluem:

  • Aumento da sede.

  • Aumento da micção.

    Advertisement
  • Fadiga extrema.

  • Visão embaçada.

  • Perda de peso, apesar da fome extrema.

  • Irritabilidade.

  • Fraqueza.

    Advertisement
  • Náusea.

  • Vômito.

O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não está produzindo insulina suficiente ou não está usando corretamente a insulina produzida pelo corpo. Geralmente, esse tipo é tratado com medicamentos orais e uma dieta rigorosa. Os sintomas do tipo 2 são os mesmos do Tipo 1. Porém, nem sempre são tão graves quanto os do tipo 1 e pode muitas vezes passar despercebidos durante anos. Geralmente, o diabetes tipo 2 acomete mais os adultos e o tipo 1 as crianças e adolescentes.

Diagnóstico correto e controle rigoroso do diabetes são extremamente importantes porque essa doença pode causar várias complicações de saúde.

  • Pode afetar a visão e é a principal causa de cegueira em pessoas entre os 20 e os 74 anos de idade.

    Advertisement
  • Pode causar danos nos rins.

  • Pode causar danos e endurecimento das artérias.

  • Pode causar danos nos nervos das extremidades (pés, mãos) segundo dados do portal Diabetes Brasil.

  • Uma das complicações do diabetes descompensado é a cetoacidose, uma condição em que há um aumento de acidez no sangue e na urina, devido ao excesso de glicose circulante, já que a insulina é insuficiente para fazer com que a glicose entre na célula. É um estado grave que pode conduzir ao coma e à morte.

Um controle adequado da ingestão de glicose minimiza os danos que o diabetes pode causar no organismo. O controle do tipo 1 inclui insulina, o exercício físico, dieta e exames de sangue. O exercício é muito importante para o controle. Ajuda a manter um peso saudável, diminui o risco de problemas cardíacos e pode diminuir os níveis de açúcar no sangue. O exercício deve ser moderado, pois o exercício vigoroso e prolongado pode causar hipoglicemia. Por isso, converse com o médico de seu filho sobre o exercício adequado para ele.

Advertisement

Além do exercício, a dieta da sua criança terá de ser monitorada. As crianças devem beber bastante água, principalmente, quando envolvidos em atividade física. As refeições e lanches devem ser consumidos em torno do mesmo horário todos os dias e devem ser os mesmos tipos de alimentos – baixo teor de carboidratos e sem adição de açúcar. Prefira alimentos saudáveis como frutas, verduras e legumes. Dar atenção a esses cuidados ajuda a manter o nível de açúcar no sangue.

Você não está sozinho no diagnóstico e tratamento do diabetes do seu filho. Conte com o médico para ajudar. Ele irá prescrever a dose de insulina correta de acordo com peso e idade, uma dieta adequada para seguir, além de ajudá-los a decidir que exercícios são melhores para o seu filho. Os pais devem lembrar que, mesmo com controle, dieta e exercícios, podem levar vários meses para se alcançar bons resultados.

Para saber mais: Portal Diabetes Brasil

Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original Get to know your child’s Type 1 diabetes, de Michelle Schultz.

Toma un momento para compartir ...

Michelle Schultz

Michelle Schultz é professora do Ensino Fundamental, graduada em Psicologia e Sociologia, mãe de dois filhos e gosta de esportes e atividades com os filhos.