A hora certa de trocar o berço pela cama

Quais os sinais que indicam que é o melhor momento de trocar o berço pela cama.

Fernanda Ferraz

O bebê está crescendo e o berço parece não atender mais as necessidades de seu filho, então qual o melhor momento para fazer essa transição e habituá-lo a dormir em sua nova cama?

Muitos pais se deparam com este dilema: permanecer com o berço ou comprar uma cama nova com o perfil de cada idade. A verdade é que não existe uma idade determinada para esta mudança, por isso faz necessário observar as necessidades individuais de cada criança, porém, essa mudança para a nova cama não deve ser feita de forma brusca.

A criança já mostra que estar no berço não é mais o lugar que prefere na hora daquele cochilinho, logo corre para a cama dos pais, ou acorda muito durante o sono, porque o espaço no berço não lhe acomoda mais. Vamos ver alguns sinais para a necessidade desta mudança.

Sono inquieto

. A criança tem acordado muito durante o sono, reclamado, talvez seja o espaço apertado ou o medo da altura do berço.

Pedidos de dormir com os pais

. Xiii… A criança agora só quer dormir na cama dos pais, o espaço ficou menor e o risco de machucá-lo sem ser intencional aumenta. Então estar esperto a esse sinal é bom, isso mostra que o berço não é mais aquele cantinho especial na hora do soninho.

Advertisement

Pulos sobre a grade do berço

. A criança está esperta, bem ativa, e os sustos começam a se fazerem presentes, pois seu filho insiste em pular a grade do berço. A altura pode ser muito perigosa, ele pode cair e machucar ou pior, fraturar uma perna ou um braço. Então fique atento, todo cuidado nessa fase é pouco, pois a criança mostra certas curiosidades que podem acabar trazendo perigos.

Um outro bebê está chegando

. Seu filho já anda e fala e outro bebê está a caminho, essa transição de um para o outro ajuda nesse processo da chegada de um novo bebezinho, aproveitando e explicando o motivo da mudança a seu filho.

As idas ao banheiro

. As idas ao banheiro têm aumentado e o berço atrapalha no deslocamento.

Hora de escolher a cama

. Na hora de escolher a cama, pense na facilidade que a criança tem ao subir. Procure por camas mais baixas, de preferência que possuam uma grade de proteção que possa ser removida quando necessário. Leve a criança junto para que ela mesma mostre a cama que mais lhe agradou, existem caminhas infantis muito criativas em forma de flor, ou com design de bichinhos ou carrinhos.

Atenção na forma, tinta e materiais que compõem cama e colchão

. Verifique se a tinta nos detalhes da cama são tóxicas, se o formato irá ser bom para a estrutura do corpo de seu filho e se o colchão é adequado. Os colchões, de preferência, devem ser feitos de espuma, é bom ficar atento caso ao longo do uso o colchão indique alguma deformidade na estrutura. Recomenda-se que os pais sempre estejam virando de lado e se houver essa deformidade mudar de colchão, pois poderá afetar a coluna do pequeno. Evite comprar caminhas com pequenos objetos que sejam colados nela, pois eles podem descolar e a criança ingerir a peça, obstruindo a garganta ou outro órgão.

Advertisement

Adaptação

. A adaptação pode levar um tempo, mas com paciência e amor a criança entenderá que ali é sua nova caminha. Explique a ela que esta mudança foi necessária porque ela já está maior. Existem alguns meios que ajudam nesta adaptação, como:

  • Contar historinhas educativas, inclusive que estimulem a imaginação dela.

  • Cantar músicas tranquilas na hora de dormir.

  • Colocar alguns ursos próximo, se seu filho não for alérgico.

  • Esperar ele pegar no sono.

    Advertisement
  • Fazer carinho, enquanto ele estiver deitado.

Pintar e bordar

. Um jeito bem legal de aproveitar a criatividade e se o dinheiro estiver curto é ao comprar a cama, se ela não tiver nenhum desenho ilustrativo, você pode junto ao seu filho pintar com desenhos e colorir a caminha dele. Encher de árvores, pássaros e borboletas, por exemplo, ou colar adesivos que já são prontos para grudar nas superfícies. Aí está um jeito bem legal de brincar e incentivar seu filho a dormir em sua nova cama!

Mantenha distante

. Mantenha a certa distância qualquer objeto que venha trazer riscos à vida de seu filho como abajures, brinquedos eletrônicos, babás eletrônicas, cortinas, entre outros, a prevenção é o melhor remédio.

O mais essencial é que tudo que fizer para sua família seja feito com muito amor e com a intenção de proteger. Pois aquele que ama verdadeiramente põe seus interesses do lado para fazer o outro feliz, dando assim o seu melhor.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.