Como falar com seus filhos sobre suicídio

Falar sobre o suicídio não é fácil, principalmente com os filhos. Veja aqui dicas de como falar com seus filhos sobre esse assunto tão delicado!

2,283 views   |   7 shares
  • Na família o diálogo é como um tesouro. Pais e filhos que conversam criam laços de confiança que perduram pela vida inteira. E são muitos os assuntos que dão certo “frio na barriga” dos pais. Sexualidade, relacionamentos, conflitos sociais, religião, enfim, são muitos os temas. É preciso que os pais estejam preparados e conscientes do esclarecimento oferecido aos filhos, pois eles absorvem-no como verdade e levam isso como aprendizado para suas vidas. Dentre os temas difíceis de serem abordados está o suicídio. Muitos pais se esquivam e não conseguem conversar com os filhos sobre o assunto.

  • O suicídio é quando a pessoa tira a própria vida. Ao conversar com os filhos sobre este acontecimento, faz-se necessário falar também sobre os possíveis motivos que podem levar uma pessoa a praticar o ato. Deve-se também conscientizar a criança sobre a importância da vida para cada ser humano e o papel que cada um desempenha na sociedade como filho de Deus.

  • Não adianta criar tabus dentro do lar, pois se o assunto não for abordado em casa, será fora dela e neste caso o referencial pode não ser de confiança. Ao falar sobre o suicídio com seus filhos, observe os seguintes pontos:

  • Segurança e sinceridade

  • Por que esses dois pontos são tão importantes? Porque tratar de um assunto tão complexo exige muita honestidade e domínio sobre o tema. Não adianta tratar as crianças hoje como se elas não percebessem o que acontece ao redor. Ao falar sobre esse tema com seus filhos, explique o que é o suicídio, quais suas causas mais comuns e porque é tão importante evitar essas causas. Além disso, é importante alertá-los para a importância da vida e o papel que cada ser humano tem perante Deus.

  • Não condene

  • Evite termos condenatórios e preconceituosos. Dê sempre um tom amoroso aos seus argumentos e as suas informações. Explique que o suicídio não é uma alternativa saudável. Que não vale a pena ceifar a própria vida, mesmo com todos os problemas que possam existir. Fale para seu filho que a vida é uma oportunidade divina de aprendizado e deve ser muito valorizada.

  • Fale de compaixão

  • Desperte em seus filhos a compaixão pelos irmãos que caem no engano do suicídio. Ensine-os que somos todos irmãos. Fale para eles sobre a importância de sempre pedir a Deus, em suas orações, pelos nossos irmãos que estão em sofrimento. E que o suicídio seja um ato cada vez menos praticado.

  • Não é um assunto fácil. Dependendo da idade se torna mais difícil. Porém, é papel dos pais a educação dos seus filhos e informá-los, fazendo-os conhecer a vida, é uma missão. Portanto, não fuja dos temas complexos. Peça orientação a Deus que Ele os ajudará a educar seus filhos da melhor forma.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.

 

Website: http://www.lidianefranqui.com

Como falar com seus filhos sobre suicídio

Falar sobre o suicídio não é fácil, principalmente com os filhos. Veja aqui dicas de como falar com seus filhos sobre esse assunto tão delicado!
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr