Como quebrar o ciclo da raiva

Saiba como manter a calma na hora da raiva e quebre esse ciclo que gera tanto sofrimento nas famílias e nas relações sociais.

Lidiane Franqui

A raiva é uma emoção prejudicial à saúde, seja ela emocional, mental ou física. Segundo o estudo promovido pelo Centro Médico Cedars – Sinai e pela Southern California University, a raiva causa efeitos no fluxo sanguíneo, sendo prejudicial à cabeça e ao coração. Além disso, novos estudos feitos pela classe médica em todo o mundo têm provado que ela causa também mudanças na velocidade dos batimentos cardíacos, podendo causar arritmias no futuro. Além disso, existem os problemas gastrointestinais, tensão, aumento do risco de derrames e outros.

Mas os problemas gerados pela raiva não ficam apenas na esfera física. A raiva provoca outros males como estresse, isolamento, infelicidade, dentre outros. Uma pessoa que experimenta esta emoção com frequência tende a magoar os outros, causando o afastamento das pessoas que ama. Os relacionamentos se tornam mais difíceis, sejam eles amorosos, familiares ou sociais. Realmente é fácil perceber como a raiva pode tornar a vida mais difícil.

Mas será que é possível evitar que ela faça parte das nossas atitudes? Com certeza sim, afinal, somos seres passíveis a mudanças e mesmo que o comportamento seja adotado há anos, existem ferramentas que podem ser utilizadas para nos ajudar. É importante manter a calma na hora da raivae adotar certas posturas para que ela seja controlada.

Um passo de cada vez

Ninguém muda da noite para o dia. Não adianta exigir que uma pessoa seja controlada e paciente repentinamente. É necessário ir com calma e começar a mudar aos poucos. A reflexão também é muito útil. Se você começar a refletir nos males que a raiva produz, sentirá o desejo de mudar. Faça tudo com paciência e plante em você as sementes para que elas germinem com firmeza e dê bons frutos.

Paciência é essencial

Os raivosos não têm paciência, isso é lógico. Portanto, para quebrar o ciclo da raiva é necessário começar a exercitar a paciência no dia a dia. Para isso existem várias técnicas como meditação, visualizações, relaxamento, alongamento e outras que podem ser feitas em casa mesmo. Pratique a paciência no dia a dia, como na espera de uma fila, no trânsito, no supermercado. Alimente sua vida com bem-estar para que nos momentos críticos os rompantes de raiva sejam cada vez menores.

Advertisement

Siga o exemplo do Mestre

O Mestre nos dizia para fazermos aos outros o que gostaríamos que fizessem conosco, não é mesmo?! Pense no seu próximo e mesmo que ele seja o agressor, mentalize mais uma vez o Mestre nos dizendo que “quando nos baterem numa face, ofereçamos também a outra”. Não há exemplo melhor que esse.

Enfim, é necessário um trabalho diário de lapidação interior e força de vontade. Muitas pessoas alegam que não têm controle sobre a raiva e até procuram ajuda de profissionais. Isso é muito importante, pois toda ajuda é bem-vinda. A verdade é que todos querem ser pessoas melhores e para isso estão aqui neste mundo. Porém, devemos fazer a nossa parte. Devemos aceitar a responsabilidade de cada um na melhoria do nosso próprio comportamento, para que possamos ser exemplo para as pessoas que nos rodeiam.

Toma un momento para compartir ...

Lidiane Franqui

Lidiane Franqui é autora e criadora do Blog Lidiane Franqui e autora do livro "Ser feliz é possível". Ama escrever e acredita que a felicidade é construção de cada um.