Passo a passo rumo aos seus objetivos

Como elaborar um plano que facilite o alcance de objetivos e realização de sonhos.

996 views   |   4 shares
  • Diante da expectativa de um novo ano é natural fazermos planos em torno de objetivos e sonhos que consideramos importantes para a nossa satisfação plena. No intuito de evitarmos frustrações é interessante observarmos que não basta querer; o primordial é fazer acontecer. Assim, nossos desejos mais facilmente se tornarão realidade pela execução de um projeto claro e bem analisado.

  • Mas como executar um planejamento didático, de fácil entendimento e que nos mantenha focado em nossos objetivos? Vale as dicas em passo a passo:

  • 1º) Reflexão

  • você não vai a lugar nenhum sem saber para onde quer ir. O momento é de avaliar seus desejos, perspectivas e possibilidades de execução. Lembre-se que a escolha de um objetivo pode significar alguma perda, então muito cuidado para não inverter valores, optando por coisas que não sejam de real importância na sua vida. Responda para si mesmo essas questões: O que realmente eu quero? O que ganho ou perco com isso? Vale a pena?

  • 2º) O próximo passo refere-se a uma análise mais específica de seu objetivo

  • Ele é desafiador? É importante que não seja nem tão fácil que você não precise desprender esforços, nem tão difícil que você não se sinta em condições de executá-lo. Os desafios nos impulsionam e nos mantêm motivados na vida.

  • 3º) Agora é preciso que você defina uma data final para que seu objetivo seja alcançado

  • Digamos que você especifique o final do ano, então você sabe que terá doze meses para agir. Isso é muito importante para a formação das metas que são, na verdade, o que é preciso realizar em pequenos períodos, no caso, meses, para alcançar a data final com sucesso.

  • 4º) Feita a escolha do objetivo e determinado o tempo, agora é papel, lápis e borracha nas mãos. A importância do papel é você ter seu plano materializado; visualizá-lo faz toda diferença. O lápis e borracha também têm um sentido específico: você saber que é o arquiteto de seu plano e que, portanto, pode apagar e reescrevê-lo quantas vezes quiser ou achar conveniente. Isso evitará que você desista de seu objetivo final quando as coisas não saírem exatamente como você previa.

  • 5º) Então é o momento de traçar seu plano

  • desenhe uma linha vertical de cima para baixo terminando com uma seta, abaixo escreva claro e sucinto o seu objetivo. Ex: Emagrecer 10 quilos; trocar de carro; escrever um livro; salvar seu casamento; vencer um vício, adquirir determinada virtude e assim por diante. Lembre-se que você pode ter mais de um objetivo, mas é recomendável que trace planos separadamente.

  • Advertisement
  • 6º) Muito bem, estamos quase lá

  • Divida a página em linhas horizontais no número que achar conveniente, mas é importante que o período de tempo seja curto para você não desanimar. Assim, se seu plano é para estar pronto em dezembro de 2013, conforme o exemplo acima; trace doze linhas que corresponderão aos meses. As linhas horizontais correspondem as metas por período que você precisa vencer para alcançar o objetivo final. Isso vai facilitar muito! Lembre-se que nas linhas horizontais você pode escrever e apagar, ou seja, adaptando e criando novas alternativas. É preciso estar preparado para o inesperado, criar espaço para as coisas novas. Mantenha intacta, no entanto, a linha vertical; esse é seu grande objetivo e você pensou muito bem antes de elegê-lo, lembra-se?

  • Seguindo essas dicas você criará em sua mente uma tendência comportamental que o colocará mais apto à realização de seus objetivos e mesmo de um grande sonho. Acredite que você tem esse poder e se dedique a criar programações mentais positivas com foco em suas prioridades.

  • Desejo-lhe muita sorte, lembrando que até para ter sorte é necessário ação e competência!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

Passo a passo rumo aos seus objetivos

Como elaborar um plano que facilite o alcance de objetivos e realização de sonhos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr