Como perdoar mesmo que você não possa confiar

Analisar a situação e o seu contexto. Entender o significado do perdão. Voltar a confiar.

Márcia Diniz

Faz realmente muito pouco tempo que descobri o verdadeiro significado de perdoar e posso dizer que mudou totalmente a minha vida.

Estava fazendo as unhas quando comecei a conversar com a minha manicure sobre livros, porque ela também gosta muito de ler. Gosto de recomendar livros que leio e que vão fazer uma diferença positiva na vida das pessoas e que naquele momento serão significativos para elas. Mas neste caso foi ela que me recomendou um, “ A Cabana “ de William P.Young. Gostei da recomendação, pelo enredo da história que ela me contou e levei o livro emprestado para casa.

Cada história um contexto

Naquele momento eu passava por uma situação muito dificil de uma separação tumultuada, estava particularmente mais sensível que o normal e fiquei muito tocada com alguns conceitos sobre perdão deste livro. Sempre que termino um livro gosto de fazer um resumo com minhas palavras e ver o que aprendi de novo, procuro compartilhar este novo aprendizado com pessoas que se interessam pelo assunto ou que de alguma maneira poderá ajudá-las. Logo que comecei a ler fui sendo envolvida pela história e não conseguia parar.

O que é perdão

No final o grande aprendizado que tive foi entender a diferença entre perdoar e desculpar.

O perdão realmente é libertador. Quando conseguimos perdoar alguém do fundo do nosso coração, toda aquela mágoa, o ressentimento e sentimentos negativos vão embora; é como tirar um peso enorme de dentro de nós mesmos. Na verdade guardar sentimentos nocivos dentro da gente, cultivar a ira, a vingança e o ressentimento só fazem mal a nós mesmos, à nossa saúde. Se queremos ter uma vida mais feliz, completa e realizada devemos viver o presente, planejar o futuro e não viver em função do passado, algo que já passou e que não podemos fazer mais nada a respeito a não ser tirar alguma lição desta experiência.

Advertisement

Mas não basta perdoar alguém, ou pelo menos pensar que perdoou, é necessário dizer pessoalmente e sinceramente a esta pessoa o seu verdadeiro sentimento, o perdão é um sentimento tão nobre que nos faz sentir renovados e livres quando isto acontece. Perdoar não é desculpar. Eu tiro todo o peso de dentro de mim, eu me liberto ao perdoar alguém, mas não necessariamente vou desculpar esta pessoa pela atitude que teve comigo. E isto pode ser dito também, existem coisas que não podemos desculpar porque vão contra nossos princípios, nossa moral e ética.

Esta descoberta me ajudou muito a superar o momento que estava passando, conseguí enxergar uma luz e uma forma de voltar a falar e ter um convívio civilizado com esta pessoa.

Voltar a confiar

Ao perdoar, descarregamos toda a energia negativa que não fluia e enxergamos saída onde também não existia. Isolamos o fato como algo único e isto não tomará dimensões e extensões que, às vezes, não são verdadeiras. Assim podemos ver que esta pessoa apesar de ter nos decepcionado ou qualquer outro sentimento, pode ser confiável em outras áreas da nossa vida. Mesmo que para um determinado assunto esta pessoa continue não transmitindo confiança a você, não deixe este sentimento contaminar as outras áreas, reavalie esta pessoa como ela realmente é e as qualidades que enxergava quando a conheceu.

Certamente elas ainda estão ai mas você não estava conseguindo ver.

Toma un momento para compartir ...

Márcia Diniz

Márcia Diniz é Wellness, Professional & Mental Fitness Coach. Proprietária da MD Coaching em São Paulo. Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro do The Inner Game School of Coaching e da ICF.