Atividades da Páscoa para crianças

Que tipo de atividades fazer junto com as crianças para deixar o dia da Páscoa alegre e feliz tendo o foco em Cristo.

Fernanda Ferraz

A Páscoa se aproxima e em nossos corações fica o desejo sincero de nos alegrarmos pela grande dádiva que nos ofertou o nosso Salvador. Como este dia simboliza a ressurreição de Cristo, podemos ao menos imaginar um pouco o sacrifício feito pelo Senhor para proporcionar-nos essa esperança de ressurgir em corpo e espírito reunidos.

Muito se comemora nessa época, há ovos de chocolate e coelhinhos, mas algumas vezes esquece-se do foco principal: Jesus, o Cristo.

Os pais devem ensinar a valorizar o que essa ocasião tão especial representa através de ensinamentos corretos, bons exemplos e atividades que ajudem a ilustrar a realidade deste acontecimento histórico.

Exemplos de atividade para fazer com as crianças na Páscoa é ensinar como Jesus Cristo agia, como tratava os outros, como era bondoso e ensinava sobre o amor através de ações.

Atividades para as crianças

Explicar sobre o que é a Páscoa através das escrituras.

Advertisement

Em busca de tesouros. Os pais podem esconder plaquinhas com qualidades que o Salvador possui e incentivar as crianças a seguir os passos dele. As plaquinhas podem estar escondidas no guarda-roupa, debaixo do sofá ou debaixo da cama. Podem estar numa caixa de enfeite, ou penduradas nos galhos daquela planta que está no jardim, e em cada placa você encontrará qualidades a serem desenvolvidas.

Pintar ovos vazios ou cozidos, para enfeitar a casa, já que o ovo representa nascer.

Preparar alimentos da ocasião como peixes, frutas, legumes, pães ázimos e biscoitos de mel.

Ouvir e cantar canções sobre a ressurreição.

Fazer desenhos coloridos da história da Páscoa.

Advertisement

Fazer um mural com colagens de imagens sobre a Páscoa.

Vestir-se com roupas da época de Jesus, como mantos. Você pode junto com as crianças enfeitar os mantos com lantejoulas, recortes de tecido ou com fitas, e também pode pintá-los com tinta que não seja tóxicas para a pele. É uma atividade bem legal porque as crianças podem usar de criatividade e enquanto pintam e decoram as roupas, os pais podem contar como eram as roupas na época de Jesus, e como era os lugares onde ele passou como Nazaré, Tiro e Sidom, região da Galileia, Caná, Betsaida, Cafarnaum, Magadã; e o que fez em cada região em que passou.

Fazer algum serviço comunitário, demonstrando amor ao próximo, como Ele ensinou.

Oferecer um jantar para parentes e amigos, ou pessoas necessitadas.

Reunir a família e refletir partilhando juntos sobre a expiação do Senhor e todos os benefícios que esse ato sem igual, de valor eterno, nos trouxe.

Advertisement

Fazer um recital com o tema da Páscoa.

Fazer poemas e mensagens sobre a Páscoa e entregar a viúvas, enfermos e órfãs.

Ensinar as crianças sobre a importância e o benefício da obediência através do exemplo de Jesus.

Ensinar as crianças a orar e sobre como a oração tem uma ligação espiritual sobre nós e o Senhor.

Ensinar as crianças a fazerem o bem através de ações corretas.

Advertisement

Ensinar as crianças a respeitar o próximo.

Ensinar a se importar com as pessoas.

Ensinar sobre o amor de Deus, que nada, além de nós mesmos podemos nos separar deste amor. Pegue um copo com água limpa e outro com suco de morango misture ambos e mostre que nos tornamos um só quando seguimos a Cristo.

Explique as crianças que o Senhor nunca vai abandoná-las, leia: “Assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei“. (Josué 1:5). Ensine as crianças que quando elas são obedientes e seguem os mandamentos, ainda que não possam ver a Deus, ele estará presente cuidando delas.

Explique que o Senhor protege os que ama de todas as aflições, leia: “Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: ‘O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará’“. (Daniel 6: 16). Você pode fazer junto com as crianças leões de papelão, isopor, papel, argila ou massa de modelar. Pode também montar o mesmo cenário da escritura, colocando a caverna, os leões, e Daniel, todos em paz. Essa atividade serve para unir toda família, pais, avós, primos, todos podem participar juntos, será um modo bem mais fácil de as crianças compreenderem algo que realmente aconteceu, de forma bem ilustrativa.

Advertisement

Ensinar as crianças que se forem pessoas boas um dia voltarão a viver com o pai Celestial, em seu reino “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele”. (João 14:21). Faça uma escada de madeira, se quiser pinte-a de branco e diga a seus filhos que nossa caminhada para voltar a Deus depende do que fazemos, das escolhas que tomamos e que a cada ato bondoso e obediente é como se subíssemos mais um degrau para perto do Pai, até conseguirmos chegar ao topo. E disse: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus“. (Mateus 18:3). “Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo”. (João 3:7); (I Pedro 1:23).

Ensine que o Pai Celestial cumpre o que promete no tempo certo, conte a história da libertação da opressão do Egito, contra o povo de Israel. Leiam juntos Êxodo 16-17.

Ensine sobre a bondade de Deus, quando não deixou faltar na botija da viúva azeite e na sua panela farinha, quando todo o povo passava fome. Leia I Reis 17:8-14. Enquanto conta a história, deixe seus filhos tocarem na farinha, deixem sentirem o cheiro do azeite e permita-os fazerem pães caseiros com esses materiais.

Explique que o Senhor continua vivo, e continua fazendo milagres no meio de seu povo. Use sempre algum meio visual para facilitar o entendimento para as crianças. Leia as escrituras sobre a cura de Naamã em II Reis 5. Alimentou o povo faminto no deserto com maná e codornizes, veja em Êxodo 16.

  • Diga que o Senhor tem poder e autoridade para suprir nossas necessidades como alimento, vestimenta, teto e segurança.

    Advertisement
  • Que só Ele pode perdoar pecados daqueles que se arrependeram do mal que fizeram, que pode curar os doentes e ajudar a todos os que com um coração puro e sincero O procurarem. “Acerca da ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou, dizendo: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó?’ Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos”. (Mateus 22:31-32).

Ensine o valor das riquezas espirituais, que o Senhor possui todas as coisas, que não precisa do nosso dinheiro e bens e que nós podemos valorizar as coisas que possuímos sem exagerar ou colocá-las em primeiro lugar. Leia: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. (Mateus 6: 19-21).

Recital de Páscoa

Vocês podem fazer um almoço especial e pedir que alguém declame esta poesia

“Que dia lindo, que dia azul o céu brilhou no infinito, as flores deram seu perfume, irradiando todo o brilho.

Ouviram-se os sons do céu, além da terra foi rasgado o véu, as estrelas cintilaram o seu fulgor, fez-se alegria com tal amor.

Advertisement

Os prisioneiros conheceram a pureza, encontraram um meio de seguir a verdade, buscaram Consolação no Salvador, o mestre das eternidades.

Falou que há somente um caminho que trará alegria fundamental, isso não quer dizer que não haveria dores no mortal, mas há uma certeza, a da glória celestial.

Este dia foi marcado pela dor e sofrimento, mas nós fomos bem guardados pela certeza de um sentimento.

Nossa vida não acaba aqui, prevalece no porvir, a esperança sem igual chamada Páscoa imortal.

Páscoa é ressurreição, é o bater novamente de um coração, não importa o passado, o Pai deu seu filho bem amado”. (Autor: Fernanda Ferraz).

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.