Como incentivar seu filho a gostar de escovar os dentes
A saúde bucal é super importante, ainda mais na infância. Veja como ajudar seus filhos a criarem este hábito.
Fernanda Ferraz
As crianças choram, gritam, saem correndo e até se escondem quando papai e mamãe dizem: “Hora de escovar os dentes!”. Eles acham terrível ter que cuidar da saúde bucal, e esperneiam como podem para tentar convencer os pais de que não necessitam disso.
Geralmente as crianças resistem muito para escovar os dentes, um dos motivos pode ser pelo incômodo que os fios da escovação causam na boca dos pequenos, outros motivos podem ser por preguiça mesmo, ou porque não entendem a importância dessa escovação tão necessária para a saúde dos dentes e gengiva. Cabe então aos pais conversarem com seus filhos e explicarem o porquê dessa importância, e usar uma linguagem que eles possam compreender e assimilar facilmente.
O problema pela falta da escovação pode resultar no aparecimento de cáries e inflamações na região da gengiva, causadas por bactérias e restos de alimentos que ficam grudados aos dentes e próximos à gengiva.
Vamos dar algumas dicas de como fazer seu filho gostar da escovação dentária e começar a escovar sem que os pais tenham que forçá-los. Isso não parece tarefa fácil, mas vamos lá:
1- Explicar
.
Exemplo de conversa com o filho:
PAIS – Filho, para que serve a boca?
FILHO – Para comer.
PAIS – E como cuidar da limpeza da boca?
FILHO – Escovando os dentes?
Isso quando eles não dizem: “Só lavar com água!”.
Os pais precisam explicar o motivo de escovar os dentes, e o que acontece se não escovar.
2- Cárie
. As cáries são conhecidas pela deterioração dos dentes, onde é alimentada por restos de alimentos e bactérias.
3- Incentive buscando
. Converse com seu filho que irão juntos ao supermercado em busca da escova ideal, você pode falar de um modo bem animado, como se fosse uma caça ao tesouro. No departamento de higiene é fácil encontrar várias marcas e tipos de escovas, inclusive com design de bichinhos. Seu filho pode se identificar mais com uma dessas, caso não encontre facilmente procure em lojas que vendam produtos infantis.
4- Historinhas
. Você pode aproveitar os momentos juntos para contar historinhas sobre a dona escova e a dentadura, se puder comprar uma dentadura de brinquedo a história fica mais interessante, você vai bolar uma historinha em que incentive a criança a escovar os dentes.
5- Fotos
. Você também pode imprimir fotos coloridas da internet para mostrar a seu filho o que acontece com os dentes, caso não cuide deles, mas seja sábio na hora de escolher as imagens. Busque fotos com cáries, evite fotos muito feias ou com grande impacto como as que a boca está infeccionada, pois as crianças se impressionam com muita facilidade, e a intenção não é assustar e sim educar.
6- Brincando com os bonecos
. Você também pode ajudar seu filho a entender que as idas ao dentista são boas, por exemplo, brincando com ele, você pode dizer: “Olha que legal filho, agora o boneco vai ao dentista fazer uma limpeza especial nos dentes e vai ficar com um sorriso lindo e dentes bem branquinhos, e todo mundo estar falando que ele está com o sorriso mais bonito, só porque ele escovou direitinho e foi ao dentista”. Sempre que puder ilustre a escovação nas brincadeiras, escove de forma fictícia os bonecos ou bonecas.
7- Escovando juntos
. O exemplo também é uma ótima técnica, escove os dentes com seu filho, e ensine a ele a forma certa de escovação. Mostre que para manter a boca limpa, tem que escovar dentes, língua, gengiva, céu da boca e a parte interna das bochechas, sempre de forma suave. Em pouco tempo ele até vai gostar da brincadeira.
8- Tudo
. As crianças gostam de brincar, então um dos modos mais fáceis para ensinar é mostrando em forma de brincadeira. Crie histórias, use objetos ilustrativos, crie cenários como o consultório do dentista e assim verá que seu filho compreende melhor e quer participar.
9- Parabenize
. Faça festa quando seu filho escovar os dentes, abrace-o, elogie-o, e mostre que está feliz e com orgulho dele por ter cuidado da saúde bucal.
10- Bater não
. O que vale de verdade é o modo como ensinamos nossos filhos, ninguém precisa bater, esse ato prejudica o entendimento da criança. Ela pode achar que a limpeza da boca está ligada à surra, e desenvolver antipatia a esse cuidado de higiene, o que pode levar a problemas de saúde no futuro, então ensinar com amor e alegria é o melhor para a compreensão e desenvolvimento de cada criança.