55% dos bebês dormem em situações perigosas que favorecem a morte súbita
Conheça a posição que mais causa morte súbita em bebês e proteja seu filho!
Rachel D.C.
A Síndrome da Morte Súbita Infantil ainda é um grande mistério para a medicina porque o bebê, aparentemente saudável, morre sem um motivo certo. Embora seja rara, essa é a causa mais frequente de morte em crianças até um ano de vida. Médicos e especialistas indicam alguns fatores de risco que aumentam as chances de morte súbita.
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, publicada pelo jornal Pediatrics,indicou que 55% dos bebês ainda dormem em situações de risco.
Situações de risco
Estas são as situações de risco que aumentam as chances de morte súbita:
-
Berço com bichinhos de pelúcia e almofadas.
-
Cobrir e agasalhar demais o bebê.
Advertisement -
Berço com protetores acolchoados.
-
Lençol solto no colchão. Prefira lençol com elástico.
-
Colchão mole demais. Prefira um colchão mais firme.
-
Evite fumar perto do bebê.
-
Evite colocar o bebê para dormir junto com os pais.
Advertisement -
Amamente o bebê. O ato de sugar desenvolve melhor o sistema respiratório da criança.
Bichinhos de pelúcia, lençol solto, cobertor, são coisas que podem, de alguma forma, asfixiar o bebê enquanto no berço. O pano pode cobrir a boca e nariz do bebê e como os bebês mais novos ainda não têm autonomia sobre os movimentos, se um pano cobre seu nariz e boca, ele pode ser incapaz de se livrar sozinho.
A posição mais perigosa
Dormir de barriga para baixo dificulta a respiração do bebê. “Alguns pais fazem isso quando a criança tem refluxo porque a posição diminui os sintomas. No entanto, isso aumenta as chances de compressão das vias aéreas, ainda imaturas, possibilitando a diminuição ou até a parada da atividade respiratória”, alerta Felipe Monti Lora, pediatra e chefe do Pronto-Socorro do Hospital Infantil Sabará, de São Paulo.
A posição mais segura
A Academia Americana de Pediatria recomenda que os bebês durmam em decúbito dorsal, ou seja, com a barriga voltada para cima. Esta posição é a mais indicada porque colocar o bebê de barriga para cima diminui as chances de morte súbita por melhorar a respiração do bebê, diferentemente do que acontece com a posição de barriga para baixo que diminui o fluxo de oxigênio do bebê.