O que é necessário para levar seus animais de estimação em férias com a família

Sair de férias com a família é muito gostoso. Poder levar os animais juntos é melhor ainda. Para não ter surpresas desagradáveis, veja o que é necessário.

492 views   |   shares
  • Chegaram as férias e a família toda está se organizando. Se vocês vão levar seus animais de estimação, os preparativos incluem muito mais que somente arrumar as malas. Veja aqui o que deve ser feito para que não haja nenhuma surpresa desagradável no meio da viagem.

  • 1. Viagens dentro do território brasileiro

  • Se vocês vão viajar de carro, saiba que o Código de Trânsito proíbe o tráfego de animais nas partes externas do veículo, como caçambas de caminhonetes, ou mesmo entre braços e pernas dos passageiros. Ou seja, seu bichinho deve ser colocado numa caixa transporte apropriada presa ao cinto de segurança quando possível, para evitar que ele se machuque em caso de acidentes ou mesmo que ele fique se movendo dentro do carro e cause algum transtorno.

  • Não importa qual seja o meio de transporte de vocês durante a viagem, tenham o conhecimento de que tanto os cães como os gatos devem ser vacinados contra a raiva com pelo menos 30 dias de antecedência, não deixando ultrapassar um ano da data da viagem. A comprovação é feita pela carteirinha de vacinação emitida pelo veterinário responsável. Nela deverá constar a etiqueta do frasco da vacina aplicada, com nome do laboratório, tipo, partida e validade do produto, além da assinatura e do carimbo médicos.

  • O médico veterinário que acompanha seu animalzinho também deve emitir um Atestado Zoossanitário, no qual coloca todos os dados do animal, comprovando sua saúde e informando sobre everminação e outras vacinações.

  • 2. Viagens Internacionais

  • Caso vocês estejam indo para fora do Brasil, entrem em contato com a embaixada do país para onde vão, para saber exatamente quais os documentos necessários, pois cada nação tem leis e regras diferentes acerca do ingresso de animais em seu território. Consulte também a companhia aérea, pois cada uma tem suas normas para o embarque de animais. Converse com o médico veterinário responsável por seu bichinho sobre os meios que existem de reduzir o estresse dele durante o trajeto.

  • Lembrem-se que, independentemente do seu destino, o planejamento deve começar bem antes quando falamos em animais de companhia. Boas férias!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Fernanda Trida é jornalista, médica veterinária, dona de casa, esposa, mãe de Marcela, com três anos, e de João, com um ano de idade.

O que é necessário para levar seus animais de estimação em férias com a família

Sair de férias com a família é muito gostoso. Poder levar os animais juntos é melhor ainda. Para não ter surpresas desagradáveis, veja o que é necessário.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr