Como preparar o seu filho para enfrentar o bullying

Dicas sobre como preparar seu filho para enfrentar o bullying.

1,130 views   |   2 shares
  • Atualmente, o bullying nas escolas tem sido uma das maiores preocupações de psicopedagogos e psicólogos. A expressão bulllying é usada para definir a prática violenta de agressão física, psicológica e/ou verbal, intencionais e repetidos, com o intuito de excluir, humilhar, intimidar e agredir outra pessoa, normalmente ocorrendo no ambiente escolar.

  • Diante disso, é frequente a queixa de pais que veem suas crianças passarem por situações constrangedoras no ambiente escolar, como apelidos, coerções, chantagens, ameaças, exclusões, fofocas, dentre outros. Esses mesmos pais, muitas vezes, questionam-se sobre como preparar o seu filho para enfrentar o bullying.

  • Ações urgentes para preparar seu filho contra o bullying

  • 1. O primeiro passo para os pais que se preocupam com a violência nas escolas é acompanhar a vida escolar de seus filhos, conscientes de que eles podem ser tanto a vítima quanto o agressor. Isso porque, as crianças que praticam o bullying não são necessariamente seres humanos perversos ou com falhas de caráter mas, muitas vezes, estão apenas envolvidos na vontade de ser popular e, para isso, acabam por maltratar alguém aparentemente mais fraco.

  • 2. Saber como andam as notas de seu filho, a vontade que ele sente de ir à escola e quais são os seus amigos preferidos e os colegas de que não gosta é fundamental para perceber possíveis sintomas da existência do bullying na escola.

  • 3. Ao identificar que seu filho está sendo vítima de bullying converse com ele o mais abertamente possível. Diga-o que percebeu o que está acontecendo e peça para que ele se abra com você em relação ao assunto. Seja claro quanto à sua preocupação em resolver o problema junto com ele, nunca tomando a situação apenas para si com o intuito de buscar soluções sozinho e sem o consentimento do seu filho.

  • 4. Em seguida, busque trabalhar a autoestima do seu filho. Faça-o perceber que não é o que dizem sobre ele que é importante mas sim o que ele faz, os seus princípios e valores que tornam ele alguém especial. Se o bullying estiver relacionado com alguma questão física óbvia como ser gordo demais ou magro demais, questione-o sobre como se sente em relação a esta característica física e o que podem fazer juntos para modificarem isso.

  • Durante esse processo de ajudar o seu filho a enfrentar o bullying, não permita que ele se vitimize de forma exagerada colocando o bullying como o grande problema de sua vida infantil e culpabilizando os colegas da escola por todas as coisas erradas que acontecem com ele. Faça-o compreender que apesar do bullying ser uma situação desconfortável ele precisa enfrentar essa situação de frente, com a cabeça erguida. Na realidade, os praticantes do bullying muitas vezes se mantêm nessa prática perturbadora e violenta porque através dela conseguem extrair risos de outros colegas e popularizar-se. Deste modo, ensine seu filho a não demonstrar tanto incômodo diante das brincadeiras e perturbações.

  • Advertisement
  • Preparação para a vida

  • .

  • Apesar de sua preocupação em ver o seu filho como vítima de bullying, saiba que, se a agressão não chegar a atingir o seu filho fisicamente, ela será muito importante para ensiná-lo a enfrentar os seus próprios problemas no futuro. Portanto, como pai e mãe, não tome o problema do bulllying unicamente para si, mas compartilhe-o com o seu filho ensinando-o a ser forte e permitindo que ele aprenda a enfrentar as adversidades da escola assim como terá que enfrentar as adversidades da vida adulta.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Tahiana Andrade S. Borges é psicóloga clínica e especialista em Gestão de pessoas. É escritora free-lancer de sites e blogs, escrevendo sobre assuntos relacionados à Psicologia e Comportamento Humano.

Como preparar o seu filho para enfrentar o bullying

Dicas sobre como preparar seu filho para enfrentar o bullying.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr