Como preparar sua família para imprevistos

Por que é importante poupar e fazer mantimentos? Será tolice ou há sabedoria nessa recomendação, você está preparado?

Fernanda Ferraz

Temos sofrido tantas mudanças, sejam elas de ordem da natureza ou financeira, e às vezes na vida nos deparamos com situações difíceis, que nos deixam muitas vezes sem saída ou recurso. Nesse tema vamos falar o porquê da importância de poupar, fazer mantimentos, economizar e estar preparados para possíveis acontecimentos.

Esse é um assunto que aborda um contexto global, não só as pessoas deveriam estar mais bem preparadas, mas o próprio governo. E por que falar sobre esse assunto? Pela realidade do que vivemos: guerras, fome, tragédias e despreparo global.

Crises econômicas

. Temos que entender que nossa vida não é só feita do hoje. Nossa realidade é muito mais ampla e abrangente e envolve fatores sociais e econômicos. Se acaso ocorresse uma séria crise econômica entre países (como já houveram algumas, e muitas famílias sofreram por isso) como nós cidadãos ficaríamos se não tivermos um bom preparo? É onde se entra a questão do poupar, fazer mantimentos, para se proteger contra possíveis crises e desastres.

Perda de um emprego

. Muitas pessoas não fazem, nem ligam em fazer uma feira de mantimentos para a sua família. Algumas pessoas acham que não há necessidade para agir com essa atitude de guardar alimentos. Nós não temos como prever se perderemos o emprego, se sofreremos um acidente, se adoeceremos, ou se algo deste tipo irá acontecer com algum membro de nossa família, ou quando irá acontecer. Por isso esse é mais um motivo de poupar e se resguardar, usando dos meios que lhe são possíveis no momento.

Pouco, mas certo

. Sabemos que a grande parte de nossa população sobrevive com pouco dinheiro, algumas famílias passam o mês inteiro com cerca de R$ 800,00, e vivem com um orçamento apertado. Mas se calcular bem e houver planejamento, é possível haver controle e poupar um pouco que seja mensalmente. Ainda que só dê para poupar R$ 5,00 por mês, pelo menos o primeiro passo foi dado; poupar para ter recursos próprios de cuidar-se sozinho em casos de necessidades e perdas.

Advertisement

Quanto mais puder poupar, melhor; incluindo que alguns grandes sonhos só são realizados, quando poupamos.

Doenças

. Nunca estamos preparados emocionalmente para uma doença ou falecimento de um ente querido. Então melhor é poupar para o caso de ser preciso arcar com despesas médicas ou funerárias, sem ter que se abalar ainda mais por não possuir capital para arcar com essas despesas.

Catástrofes

. Quem pode prever o risco de um tornado, tsunamis, terremotos, enchentes, seca? Algum desses podem acontecer e nos deixar de mãos vazias, se não houver a prevenção. Algumas pessoas conseguem ajudar outras que estão passando por essas dificuldades porque colocaram em prática essa atitude de poupar e fazer mantimentos, e até muitas vidas foram salvas, porque havia mais que um prato de comida a oferecer.

Todo mês

. A família pode se unir e juntos definir a melhor forma de poupar e fazer mantimentos. A família pode optar por juntar o dinheiro e fazer uma feira grande que dê para suprir suas necessidades de 6 meses a 1 ano. Pode fazer mantimentos de grãos como arroz e feijão, massas como macarrão, farinha de milho, óleo, margarina, entre outros. Veja entre família o que é prioritário.

Importante

. É sumamente importante ao fazer mantimentos, com a família reunida, calcular a validade e onde será acondicionado cada produto. Se não puder, não precisa construir uma despensa enorme; se seus recursos forem pequenos você pode comprar prateleiras plásticas e guardar os mantimentos nelas, ou construir a partir de prateleiras de madeira.

Advertisement

O local

. O local de armazenamento deve estar sempre limpo, longe de roedores, fungos ou ácaros. É recomendado sempre vasculhar a poeira e limpar o ambiente, para que nenhum alimento seja contaminado e traga riscos para a saúde. Os materiais de limpeza devem estar distantes da comida.

Medicamentos

. Sábio é também fazer mantimentos de remédios, se isso for possível fazer. Por exemplo, em ocasiões em que haja um atraso em uma certa remessa de medicamentos de uso controlado, sua vida não correrá risco se você tiver em reserva a mais e tiver que aguardar alguns meses para pegar o medicamento para repor.

Dinheiro

. Evite fazer dívidas, gastar mais do que recebe, estourar os valores do cartão, seja muito cuidadoso, você tem um nome e uma família a zelar. Não ultrapasse o que pode, pontue as coisas importantes, prefira pagar à vista, em dinheiro. Use o cartão somente em caso de extrema necessidade; as dívidas tornam-se verdadeiras bolas de neve que dificultam nossa vida e nos trazem muitas dores de cabeça.

Renegocie

. Se estiver muito endividado, sente-se e, com calma, estipule as dívidas mais urgentes. Renegocie com a sua agência, só não vá fazer outra dívida com o intuito de pagar outra, isso não dá certo.

Corte

. Corte o supérfluo, passeios que despendem muito dinheiro, prefira ir a lugares mais em conta, evite fazer compras em shoppings, onde os preços sempre são mais elevados.

Advertisement

Mercado

. Use as ofertas do mercado nas compras dos itens de maior necessidade, às vezes comprar em atacado, sai mais vantajoso que em varejo; a economia no final é bem maior.

É melhor prevenir do que o risco de falhar por não ter se protegido quando era possível.

Toma un momento para compartir ...

Fernanda Ferraz

Graduada em RH, acredito que nossa vida têm verdadeiro propósito, sou SUD, sei que toda dor e aflição é uma fonte de virtude e força espiritual, que nos molda e purifica.